Descrição de chapéu Eleições 2022

Eduardo Bolsonaro perde mais da metade dos votos conquistados em 2018

Filho do presidente teve 1,8 milhão de votos há quatro anos; nesta eleição, ficou com pouco mais de 741 mil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Eduardo Bolsonaro (PL) ficou em terceiro lugar na disputa eleitoral para deputado federal em São Paulo. As primeiras posições foram ocupadas por Guilherme Boulos (PSOL), com mais de 1 milhão de votos, seguido de Carla Zambelli (PL), que alcançou pouco mais de 946 mil.

Em 2018, Eduardo surfou na onda bolsonarista que se espalhou pelo Brasil e se reelegeu para a Câmara dos Deputados como o mais votado de toda a história, superando uma marca que já durava 16 anos.

Eduardo Bolsonaro, um homem branco, vestindo uma camiseta amarela. Ele está na sala de uma escola, em frente à cabine de votação, com a cabeça abaixada.
Eduardo Bolsonaro votando neste domingo (1), no Largo da Lapa, zona oeste de São Paulo - Karime Xavier/Folhapress

Com mais de 1,8 milhão de votos há quatro anos, ele superou com folga os 1.573.642 votos obtidos pelo recordista anterior, Enéas Carneiro (Prona-SP), na eleição de 2002. Neste ano, porém, Eduardo obteve menos da metade da votação do pleito passado —pouco mais de 741 mil.

Apesar de ter ficado atrás da colega de partido, Eduardo Bolsonaro ultrapassou Carla Zambelli no ranking de popularidade digital dos candidatos à Câmara pelo estado de São Paulo, segundo indicador calculado pela Quaest e divulgado antes das eleições, em setembro, pela Folha.

Para chegar a esse resultado, foram extraídos dados dos perfis no Facebook, Instagram e Twitter de 972 dos 1.540 postulantes às 70 cadeiras reservadas aos paulistas na Casa.

No Rio de Janeiro, Helio Lopes (PL) também alcançou menos votos para deputado federal nesta eleição. Em 2018, o bolsonarista foi o deputado mais votado do estado, com 345 mil votos. Neste pleito, o subtenente recebeu pouco mais de 132 mil votos, ficando em apenas décimo lugar entre os mais votados do estado.

A deputada federal mais votada no Rio foi Daniela do Waguinho (União Brasil), com mais de 213 mil votos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.