Descrição de chapéu
Eleições 2022 Datafolha

Lula leva a melhor sobre Bolsonaro em debate de monólogos

Evento na Globo coroa eleição de rejeições que marca a disputa que chega a seu fim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Coroando uma corrida presidencial marcada por uma disputa entre rejeições, o embate final do segundo turno desenhou-se como um debate entre monólogos.

O objetivo primário de qualquer encontro do tipo é evitar um escorregão fatal, e nisso tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto o atual, Jair Bolsonaro (PL), foram bem-sucedidos.

Bolsonaro e Lula se movimentam pelo palco nos estúdios da Globo, no Rio
Bolsonaro e Lula se movimentam pelo palco nos estúdios da Globo, no Rio - Sérgio Zalis/TV Globo

Já o alvo secundário, a conquista de indecisos (2% segundo a pesquisa mais recente do Datafolha, número que pode mudar a equação final), parece ter ficado bastante longe. Os candidatos falaram para si mesmos e com uma estridência colegial, trocando de temas incômodos para outros assuntos.

Bolsonaro passou a campanha na casa dos 50% de rejeição, onde está segundo o Datafolha, e Lula subiu para os 45% atuais. Ao longo dos três primeiros blocos, o que se viu foram acusações alternadas, orientadas pelo que dizem pesquisas qualitativas a suas coordenações de campanha.

Assim, Lula é mentiroso e ladrão, só para rebater chamando Bolsonaro de mentiroso, ladrão "y otras cositas más". Houve alguma tentativa de convergência do meio para a frente do evento, com ao menos os xingamentos tentando obedecer a racionalidade do tema exposto.

Nada muito sério, como seria esperado. Aí sobram os momentos em que Lula se perde tentando falar de corrupção, uma constante que ajudou a piorar sua rejeição desde o primeiro turno. O petista claramente segue fora de forma para debates —até o pedágio à esquerda da reabilitação de Dilma como inocente indefensável da crise de 2015-16 o petista pagou.

Já Bolsonaro fez das suas. Puxou para si o tema de defesa da Constituição, logo ele, dono de notório histórico de manifestações golpistas —mesmo nesta quinta (28), Bolsonaro encaixou uma crítica ao Tribunal Superior Eleitoral enquanto falava de ameaças que diz sofrer.

A discussão dos ditos valores, um campo bolsonarista, emergiu no fim do segundo bloco. Lula sacou uma pegadinha, recuperando um discurso de 1992 de Bolsonaro no qual ele defendia o que o petista chamou de "pílula do aborto" para controle de pobreza.

Assim como no debate anterior entre ambos no segundo turno, Bolsonaro voltou a errar ao associar a visita do rival Lula ao Complexo do Alemão com um acordo com os donos do tráfico na região. "Eu não fui visitar traficante não", disse o presidente.

Lula, previsivelmente, defendeu seu encontro com moradores pobres no Rio. Lula ainda aproveitou e trouxe Roberto Jefferson, que havia surgido lateralmente no primeiro bloco, lembrando a associação entre Bolsonaro com o ex-presidente do PTB, e ligando o episódio em que o ex-deputado atacou a PF com tiros e bombas à política armamentista do presidente.

"Você tem um parceiro de roubalheira. Esse é Roberto Jefferson", disse Bolsonaro sobre seu aliado que agora, tornado um quase homicida, renega. O nível seguiu contíguo à sarjeta, ainda que temas como canibalismo, pedofilia ou implantação de comunismo não tenham surgido.

No formato, Bolsonaro melhorou aos poucos a postura e parou de andar de um lado para o outro, amparando-se assim como Lula ao púlpito, que serve de anteparo à agressividade do rival.

O destacamento dos candidatos da realidade foi tanto que houve um momento em que o presidente aproveitou uns segundos restantes para posar de pastor e falar de Deus, família e pátria, o velho slogan do fascismo português. Com os 2% de indecisos e 5% de nulos ou branco, que sempre pode mudar de lado, o debate não teve cheiro de definitivo para ninguém.

Ao fim, um empate miserável para o público, no qual ninguém se esborrachou. Sendo assim, ganhou Lula, em termos políticos puros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.