Lula não destratou Janja antes do debate, ao contrário do que diz post

Petista falava, em tom de brincadeira, com seu fotógrafo oficial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Usando vídeo gravado nos bastidores do primeiro debate presidencial do segundo turno, em 16 de outubro, homem engana ao afirmar que Lula (PT) tratou mal sua mulher, Rosângela Lula da Silva, a Janja, ao dizer: "Que é? Você não sabe p**** nenhuma". Na verdade, Lula falava com seu fotógrafo oficial, Ricardo Stuckert, que havia acabado de lhe passar orientações sobre as câmeras e o uso da cadeira. Em vez de "que é?", ele disse "Stuckinha", apelido do profissional.

Segundo a jornalista Fabíola Cidral, que gravou a cena usada na peça de desinformação —o vídeo original está disponível no Canal UOL, no YouTube—, o que ela presenciou não parecia agressão, mas uma "brincadeira". "Stuckert explicava sobre as câmeras e o uso da cadeira. E Lula brinca: ‘Stuckinha, você não sabe p**** nenhuma'", postou a comunicadora após a viralização do vídeo enganoso. Como verificado pelo Projeto Comprova, inicialmente, circulou uma versão de que Lula estaria destratando uma assessora chamada Sofia, o que também não é verdade.

Procurada, a assessoria de imprensa de Lula confirmou que ele falava com o fotógrafo, com quem trabalha há 20 anos. "A própria repórter que fez o vídeo disse que eles estavam conversando em tom de brincadeira", afirma a nota.

Lula, homem branco de cabelo e barba grisalhos, está de camisa social branca, paletó escuro e gravata nas cores verde, amarelo e azul-escuro ou preto. Ele está de frente, caminhando em direção à câmera e, a seu lado esquerdo (à direita dele na foto), está Janja, mulher branca, de óculos, cabelo abaixo do ombro. Ela está de camisa rosa, quase rosa-choque. Ao fundo, pessoas aglomeradas
O candidato Lula ao lado de sua mulher, Janja, na noite do primeiro debate presidencial do segundo turno - Mathilde Missioneiro - 16.out.2022/Folhapress

Enganoso, para o Comprova, é todo o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação

O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até 18 de outubro, a publicação no TikTok teve 116,4 mil curtidas, 5,8 mil comentários e 77,9 mil compartilhamentos.

O que diz o responsável

A reportagem tentou contato com o dono do perfil do post verificado, mas ele não respondeu até a publicação desse texto.

Como verificamos

Foram pesquisadas no Google palavras-chave e frases relacionadas ao conteúdo investigado, como "Lula xinga Janja" e "debate UOL". A busca resultou em uma matéria do portal UOL com explicações sobre o caso, esclarecendo que o palavrão dito por Lula foi direcionado ao fotógrafo Ricardo Stuckert.

Outra pista foi encontrada no próprio TikTok. Logo abaixo do vídeo verificado, é possível ler "#costurar com @uol". Ao clicar sobre "@uol", a rede social redireciona o usuário para o vídeo original, sem cortes, publicado pelo portal de notícias. "Costurar" é uma ferramenta de criação do TikTok que permite ao usuário combinar um vídeo de outra pessoa com o que ele está criando.

Neste caso, houve uma mistura de um trecho da gravação publicada pelo UOL com outra em que um homem julga a cena tirando-a de contexto.

Também foi possível encontrar a versão completa do vídeo no perfil no Instagram da jornalista Fabíola Cidral, uma das apresentadoras do debate e autora da gravação. Outro resultado de publicação enganosa com o mesmo trecho, verificada pelo UOL Confere, afirma que a fala havia sido direcionada a uma suposta assessora da campanha do ex-presidente identificada como "Sofia". Contudo, não há assessora com esse nome entre as que trabalham diretamente com Lula, como verificou o UOL.

Por WhatsApp, o Comprova entrou em contato com a assessoria de imprensa de Lula e com Stuckert. O fotógrafo não respondeu.

O vídeo

Na gravação original, Fabíola Cidral está entrevistando Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa de Lula, no estúdio onde ocorreu o primeiro debate do segundo turno, promovido por Folha, UOL, TV Cultura e Band, em 16 de outubro, em São Paulo. Ela, então, anuncia a chegada do presidenciável ao estúdio. Lula passa pela deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e por outras pessoas, e caminha até o púlpito. Nesse momento, é possível ouvir Stuckert dizer: "Vamos só ajustar aqui, presidente, a altura do seu…", e Lula diz algo. Em seguida, o fotógrafo aponta para diferentes direções.

Lula, então, sai do púlpito e é a partir daí que a gravação é usada no post enganoso. Ele passa ao lado de Janja no mesmo momento em que fala "Stuckinha, você não sabe p**** nenhuma", e caminha para o centro do palco. O conteúdo verificado aqui exibe até esse momento, mas o vídeo original continua com Lula cumprimentando os jornalistas Adriana Araújo e Eduardo Oinegue.

No Canal UOL no YouTube, em que é possível ver o vídeo original, há outra gravação na sequência, mostrando a entrada de Jair Bolsonaro no estúdio.

Versões da desinformação

O mesmo vídeo viralizou em outros contextos, igualmente enganosos. Em uma das versões, compartilhada pelo vereador de São Paulo Fernando Holiday (sem partido), Lula teria xingado um assessor, o que também não procede. Em outra, estaria se dirigindo de maneira grosseira a uma assessora chamada Sofia.

Por que investigamos?

O Comprova investiga conteúdos suspeitos sobre a pandemia, eleições presidenciais e políticas públicas do governo federal que viralizam nas redes sociais. Publicações falsas ou enganosas envolvendo candidatos à presidência, como no post aqui verificado, podem induzir a interpretações equivocadas da realidade e influenciar eleitores no momento da votação. Os cidadãos têm direito de basear suas escolhas em informações verdadeiras e confiáveis.

A investigação desse conteúdo foi feita por Folha, Poder360, SBT e Grupo Sinos e publicada em 19 de outubro pelo Projeto Comprova, coalizão que reúne 43 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por A Gazeta, Metrópoles, Estadão, O Dia, Plural Curitiba e CBN Cuiabá.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.