Descrição de chapéu Folhajus

Ação de Eduardo Bolsonaro contra reportagem da Folha é extinta

Após pedir retirada do ar de reportagem sobre ajuda a blogueiro, deputado não recorreu, e caso foi encerrado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma ação movida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para remoção de reportagem da Folha foi extinta.

O processo ajuizado pelo filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu a retirada do ar do texto "Eduardo Bolsonaro ofereceu ajuda para blogueiro investigado pelo STF deixar país, apontam mensagens", publicada no dia 01 de outubro de 2021.

Com a extinção da ação, a reportagem seguirá publicada no site do jornal.

Em junho deste ano, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal não aceitou recurso de Eduardo Bolsonaro e manteve a decisão anterior que negou liminarmente a remoção da reportagem.

Em julho, a ação ajuizada pelo deputado federal foi extinta, sem análise do mérito. Eduardo Bolsonaro não recorreu da sentença. O caso, com isso, foi considerado transitado em julgado —não cabendo mais nenhum recurso.

Deputado federal Eduardo Bolsonaro - Gilmar Felix - 10.mar.20/ Camara dos Deputados

A reportagem da Folha que foi alvo de ação mostrou que Eduardo Bolsonaro ofereceu ajuda ao blogueiro Allan dos Santos, investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), para deixar o país.

Mensagens interceptadas pela Polícia Federal, compartilhadas com a CPI da Covid, foram obtidas pelo jornal.

Nos diálogos, ocorridos em junho de 2020, o filho do presidente Jair Bolsonaro pede dados do passaporte de Allan e de sua família e pergunta o que ele precisa. Após a resposta, ele acompanha o trâmite do processo, pedindo a Allan o número do protocolo na PF e data de agendamento.

O dono do site Terça Livre deixou o país em julho de 2020, cerca de um mês após os diálogos com o filho de Bolsonaro.

Esta não foi a primeira ação da família Bolsonaro contra o jornal. O presidente Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro foram condenados a pagar indenização por ofender a honra da jornalista Patrícia Campos Mello, repórter da Folha.

Patrícia é autora de uma série de reportagens que revelou um esquema de contratação de empresas para realizar disparos em massa para favorecer Bolsonaro durante as eleições de 2018, que fizeram dela alvo preferencial dos bolsonaristas nas redes sociais.

Após as reportagens, Jair Bolsonaro fez insinuações com teor machista e sexual em relação à profissional. Já o deputado federal reproduziu em redes sociais declarações, com o mesmo teor, que ofendiam a jornalista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.