Descrição de chapéu Governo Lula

Lula chorou em diplomação de 2002 ao relembrar críticas por falta de curso universitário

Na ocasião, petista lembrou de sua origem como torneiro mecânico: 'Ganho como meu primeiro diploma, o diploma de presidente'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando foi diplomado após ser eleito presidente pela primeira vez, em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou sua trajetória. Nas campanhas eleitorais anteriores sua falta de curso de nível superior era apontada como exemplo de despreparo.

Na ocasião, o petista chorou ao receber o diploma como 37º presidente da República, o primeiro sem formação universitária da história do país.

"Se havia alguém no Brasil que duvidava que um torneiro mecânico...[interrompe com a voz embargada], saído de uma fábrica, ...chegasse à Presidência da República, 2002 provou exatamente o contrário...[chora e é aplaudido]. E eu, que, durante tantas vezes,...fui acusado de não ter um diploma superior, ganho como meu primeiro diploma [chorando], o diploma de presidente da República do meu país."

Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de diplomação no TSE, em 2002, após sua primeira eleição - Sérgio Lima - 14.dez.02/Folhapress

Eleito neste ano para seu terceiro mandato, ele relembrou sua diplomação em 2002 na véspera da nova cerimônia, que aconteceu nesta segunda-feira (12).

"Eu me emocionei muito na minha primeira diplomação como presidente em 2002", publicou ele nas redes sociais com o vídeo da época. "Amanhã viveremos juntos essa emoção mais uma vez."

Na diplomação para seu primeiro mandato, a parte do discurso que fala de sua formação educacional foi feita de improviso. Antes, ele havia começado a ler texto curto previamente preparado pela sua assessoria.

Lula estava acompanhado da sua então esposa, Marisa Letícia, que morreu em 2017, e dos filhos. Todos choraram ao ouvir o discurso.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) naquela eleição era Nelson Jobim. Ele abriu a sessão solene no auditório para cerca de 150 pessoas e elogiou os advogados do PT e do PSDB pela forma como se portaram no pleito de 2002. Pediu ainda desculpas pelas filas nos dias de votação.

"É evidente que o diploma conferido por um país, pela grande maioria de uma nação, é melhor que qualquer outro", afirmou.

No evento de 2002, o presidente do Congresso, Ramez Tebet, pai da senadora Simone Tebet (MDB), disse que "não há diploma mais consagrador que esse".

Então foi a vez de Lula falar. O presidente eleito afirmou que, "em razão do protocolo rígido", tinha trazido um discurso escrito para poder respeitar o tempo previsto para sua fala.

"Cinco minutos eu normalmente uso só para dizer que estou concluindo e falo depois por mais meia hora", declarou, antes de começar a ler.

O texto era protocolar e curto: "Podemos afirmar sem nenhum exagero que o processo eleitoral brasileiro está entre os mais avançados do mundo", discursou, elogiando a votação eletrônica e a "lisura" do processo eleitoral conduzido por Jobim.

Nesta segunda-feira, Lula foi diplomado pelo TSE para o seu terceiro mandato. O petista fez um discurso de exaltação à democracia, elogios à firmeza do Judiciário na defesa do processo eleitoral e a promessa de garantir a normalidade institucional depois do fim do governo Jair Bolsonaro (PL).

Chorando novamente, Lula dedicou ao povo brasileiro o diploma de presidente eleito. Citou Deus e disse que fará todos os esforços para cumprir o compromisso de "fazer o Brasil um país mais desenvolvido e mais justo".

"Quero pedir desculpas a vocês pela emoção, porque quem passou o que eu passei nos meus últimos anos, estar aqui agora é a certeza de que Deus existe. Sei o quanto custou, não apenas a mim, mas ao povo brasileiro essa espera para reconquistarmos a democracia nesse país", disse Lula, antes de começar o ler o discurso previamente preparado para a ocasião.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.