Descrição de chapéu transição de governo

Bolsonarista investigado por tentar explodir caminhão é um dos alvos da PF

Alan Rodrigues participou de ataques ao prédio da Polícia Federal e queima de veículos em Brasília no último dia 12

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um dos alvos da Polícia Federal nesta quinta (29) é o bolsonarista Alan Diego Rodrigues, suspeito de ter instalado uma bomba em um caminhão de combustíveis estacionado próximo ao Aeroporto de Brasília no dia 24 de dezembro.

Antes do ato de terrorismo com a bomba, Alan Diego já tinha sido identificado como um dos que teriam participado da tentativa de invasão ao prédio da corporação e realizado incêndios em veículos no dia 12 de dezembro. Ele é procurado, então, por envolvimento nos dois casos.

A operação desta quinta-feira (29) é contra suspeitos de atuar na noite de vandalismo no DF.

Um grupo de bolsonaristas queimam carros, ônibus e tentam invadir a sede da Polícia Federal em Brasília, após a prisão de um indígena que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL)
Um grupo de bolsonaristas queimam carros, ônibus e tentam invadir a sede da Polícia Federal em Brasília, após a prisão de um indígena que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL) - Pedro Ladeira-12.dez.22/Folhapress

O primeiro pedido de prisão contra Alan Diego, o que tem a ver com a ação desta manhã, foi feito um dia antes da tentativa de explosão do caminhão.

Após a prisão do bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa por envolvimento no caso da bomba, o nome de Alan Diego veio à tona. George Washington confessou envolvimento no atentado em depoimento à Polícia Civil e disse que o colega atuou também no ato terrorista sendo a pessoa que instalou o explosivo no caminhão.

"Eu entreguei o artefato a Alan e insisti que ele instalasse em um poste de energia para interromper o fornecimento de eletricidade, não concordei com a ideia de explodir no estacionamento do aeroporto. Porém, eu soube pela TV que a polícia tinha apreendido uma bomba no aeroporto e que o Alan não tinha seguido o plano original", disse em sua oitiva.

Desde então, Alan Diego passou a ser procurado pelos investigadores por envolvimento com a bomba.

A tentativa de atentado e escalada de violência praticada pelos bolsonaristas inconformados com o resultado das eleições desencadeou uma série de reações. Entre elas, o reforço na segurança do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da cerimônia para sua posse no domingo (1º).

George Washington confirmou em depoimento à Polícia Civil ter planejado com manifestante do QG do Exército o uso de explosivos para "dar início ao caos" que levaria à "decretação do estado de sítio no país", o que poderia "provocar a intervenção das Forças Armadas".

O bolsonarista disse ser gerente de um posto de gasolina no Pará. Alvo de busca de apreensão, ele também foi detido por causa do arsenal de armas encontrado pela polícia. Além de mais explosivos, foram encontradas diversas armas, entre elas um fuzil, e munições.

Os atos antidemocráticos que pedem um golpe militar e escalam em casos de violência pelo país têm sido atiçados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) desde a sua derrota para Lula no segundo turno das eleições.

A escalada da violência nesses atos liderados por bolsonaristas fez desmoronar o discurso público do presidente e de seus aliados, que destacavam as manifestações como ordeiras e pacíficas e buscavam associar protestos violentos a grupos de esquerda.

Com casos de violência que incluem agressões, sabotagem, saques, sequestro e tentativa de homicídio, as manifestações atingiram seu ponto crítico e acenderam o alerta das autoridades, que realizaram prisões e investigam até possível crime de terrorismo.

Os responsáveis poderão ser punidos na Justiça com base na Lei Antiterrorismo, legislação que os próprios bolsonaristas tentaram endurecer visando punir manifestantes de esquerda.

VEJA CASOS DE VIOLÊNCIA PELO PAÍS

Brasília
A Polícia Civil prendeu no sábado (24), véspera de Natal, um homem suspeito de ter tentado explodir um caminhão de combustível próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. A Polícia Civil afirmou que o homem preso, identificado como George Sousa, se diz bolsonarista com atuação em atos na frente do quartel-general do Exército no DF.

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram invadir o prédio da Polícia Federal em Brasília. Após serem repelidos, os manifestantes foram para outras vias da cidade e atearam fogo em ao menos dois ônibus e em carros. Eles ainda depredaram postes de iluminação e tentaram derrubar um ônibus de um viaduto

Rondônia
Parte da cidade de Ariquemes ficou sem água depois que manifestantes quebraram adutora com escavadeira. Ministério Público investiga se houve crime de terrorismo por sabotagem a serviço público essencial à população. Também houve ataque a caminhões com incêndio, depredação e saque. Em outras cidades, um caminhoneiro e um carro foram apedrejados

Pará
Manifestantes atiraram contra agentes da PRF em Novo Progresso. Ministério Público investiga se houve tentativa de homicídio qualificado e outros nove crimes

Mato Grosso
Em Lucas do Rio Verde, Homens invadiram e incendiaram caminhões em base de uma concessionária. Em Sinop, dois caminhões foram atingidos por tiros. Dois caminhões-tanque foram incendiados e um funcionário de concessionária foi sequestrado

Santa Catarina
PRF apura ocorrências criminosas promovidas por baderneiros com métodos de grupos terroristas e black blocs. Houve bombas caseiras e rojões, além de pregos para furar pneus, pedradas e barricadas. Um homem é suspeito de associação criminosa, desobediência de ordem legal e outros crimes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.