Descrição de chapéu ataque à democracia

Lira defende punição a quem praticou e acobertou atos de vandalismo golpista em Brasília

Presidente da Câmara era principal pilar de sustentação política de Bolsonaro, mas se aproximou de Lula depois da eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP-AL) disse que "os responsáveis que promoveram e acobertaram" os atos de vandalismo em Brasília neste domingo (8) devem ser identificados e punidos na forma da lei.

Em sua conta no Twitter, Lira disse que o Congresso Nacional "jamais negou voz a quem queira se manifestar pacificamente, mas nunca dará espaço para a baderna, a destruição e vandalismo".

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadem prédio na Praça dos Três Poderes, em Brasília - Adriano Machado/Reuters

"A democracia pressupõe alternância de poder, divergências de pontos de vista, mas não admite as cenas deprimentes que o Brasil é surpreendido nesse momento. Agiremos com rigor para preservar a liberdade, a democracia e o respeito à Constituição", disse.

Manifestantes golpistas entraram na Esplanada dos Ministérios, invadiram áreas do Congresso, do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal) e entraram em confronto com a Polícia Militar.

A ação de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) ocorre uma semana após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), antecedida por atos antidemocráticos insuflados pela retórica golpista do ex-presidente no período eleitoral.

Neste domingo, a Polícia Militar lançou bombas de efeito moral contra um grupo de centenas de manifestantes. Eles vieram do acampamento diante do Quartel-General do Exército, chegaram à Esplanada e se concentraram inicialmente em frente ao Ministério da Justiça.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.