Antessala de Lula foi arrombada no 8/1 após vândalo ter certeza de que cena seria registrada; veja vídeo

Vídeos mostram homem chutando porta; repórter fotográfico aparece sendo intimidado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

As imagens do circuito interno do Palácio do Planalto mostram que a antessala do gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi arrombada por golpistas às 15h56 do dia 8 de janeiro, após um homem dar um chute na porta de vidro.

Os vídeos, tornados públicos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mostram que o homem desferiu o chute após ter certeza de que sua ação seria registrada por outra pessoa —no caso, um repórter fotográfico da agência de notícias Reuters.

Ao mesmo tempo que as imagens indicam um possível desejo dos vândalos de serem gravados, elas também mostram alguns dos invasores em uma atitude intimidatória contra o repórter fotográfico, incluindo a visualização do seu crachá.

videos do 8/1
Imagens de câmeras de segurança mostram momento da invasão à antessala da Presidência da República, no terceiro andar do Palácio do Planalto, às 15h56 do dia 8 de janeiro - Reprodução

No dia dos ataques, diversos jornalistas foram agredidos e intimidados, sendo forçados a apagar imagens que haviam feito. Alguns, como o repórter fotográfico Pedro Ladeira, da Folha, ainda tiveram o equipamento roubado.

O gabinete de Lula, que estava trancado, não foi invadido pelos vândalos.

Os invasores circularam no terceiro andar, onde despacha o chefe do Executivo, a partir das 15h20 e por volta das 16h30 não aparecem mais nas imagens, após terem sido expulsos por integrantes do GSI e policiais.

Minutos após eles apareceram nas imagens, uma fumaça surge no local e eles tentam proteger os rostos com bandeiras ou camisetas.

Os primeiros integrantes da segurança presidencial, do GSI, apareceram nas imagens um minuto depois dos invasores. Um homem de terno e dois paramentados com capacete e escudo desceram as escadas atrás dos golpistas.

A porta de vidro da antessala presidencial, em frente ao gabinete de Lula, foi arrombada às 15h56, mas antes disso já haviam tentado abri-la quatro vezes. Há um sistema de segurança no Planalto que só permite acesso a determinados locais com uma credencial específica.

Entre 16h e 16h30, há a maior circulação de invasores na antessala do gabinete presidencial, onde não apenas despacha Lula, como os seus primeiros auxiliares e até mesmo a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

O primeiro extintor em frente ao local foi levado às 15h29 e o segundo uma hora depois. Eles usam as tomadas para carregar os celulares, fazem selfies e vídeos em frente à sala de Lula.

Um homem de chapéu chama outro, que faz selfies em frente ao gabinete presidencial, para ajudá-lo a estourar a mangueira, o que suja e molha o chão da antessala.

Os invasores tentam abrir o gabinete do presidente ao menos quatro vezes, mas a porta estava trancada.

As imagens das 33 câmaras, com duração de 160 horas, também mostram ministros e o presidente Lula no Palácio do Planalto, após a liberação do prédio.

Vídeos mostram os integrantes do Executivo circulando no terceiro andar do palácio, local em que despacha o presidente e a que os invasores tiveram acesso.

Lula aparece na antessala de seu gabinete e gesticula, demonstrando indignação a seus interlocutores. Ele está acompanhado do seu fotógrafo e secretário de Audiovisual, Ricardo Stuckert, e seguranças.

Depois, aparecem nas imagens o ministro Flávio Dino (Justiça), José Múcio (Defesa) e Rui Costa (Casa Civil).

O terceiro foi o último a chegar, puxa Dino pelo braço e leva os colegas para outro local. O titular da Justiça aparece gesticulando de forma enfática enquanto conversa com Múcio, demonstrando irritação.

Os líderes do governo no Senado e no Congresso, Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também aparecem na antessala presidencial, ao telefone. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, aparece no canto da imagem.

A chegada de Lula e dos integrantes do primeiro escalão no terceiro andar ocorreu entre as 21h20 e as 22h20. As imagens da antessala presidencial foram o estopim da crise que culminou na queda do então ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Gonçalves Dias.

Lula havia pedido ao general para ver o conteúdo das câmeras que estavam em frente ao seu gabinete, mas o general disse estarem quebradas, conforme informado pela sua equipe.

Nesta semana, contudo, a CNN divulgou vídeos que mostram integrantes do GSI e invasores circulando no andar presidencial. Há momento em que um dos servidores do ministério chega a dar água para os golpistas.

Em outro, o general aparece verificando se as portas do gabinete presidencial estavam fechadas e expulsando invasores do terceiro andar.

As imagens só se tornaram públicas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele também decidiu colher o depoimento dos servidores do GSI que aparecem nas cenas, o que ocorre na Polícia Federal, na manhã deste domingo (23).

O material havia sido colocado sob sigilo pelo governo federal e negado à Folha em fevereiro.

Os militares que irão prestar depoimento, de acordo com informações da Polícia Federal, são o general Carlos Feitosa Rodrigues, os coronéis Wanderli Baptista da Silva Júnior, Alexandre Santos de Amorim e André Garcia Furtado, os tenente-coronéis Alex Marcos Barbosa Santos, Marcus Vinicius Bras de Camargo, o major José Eduardo Natale de Paula Pereira, o capitão Adilson Rodrigues da Silva e o sargento Laércio da Costa Júnior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.