Descrição de chapéu Governo Lula

Lula convoca ministro para tratar de MST; governadores e Pacheco rechaçam invasões

Titular da Agricultura, que participaria de evento em Londres, foi convocado pelo presidente para discutir crise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres

A onda de invasões promovidas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nos últimos dias foi reprovada por governadores e pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante evento em Londres organizado pelo grupo Lide.

O evento do Lide, entidade criada pelo ex-governador João Doria, teria também a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, mas ele teve de cancelar a participação por ter sido convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a crise gerada pelas invasões do MST.

Nesta tarde, só que em São Paulo, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) vai se encontrar com integrantes da coordenação nacional do MST. Na pauta, pedido de liberação de verba para reforma agrária e outros temas de interesse do movimento.

Fred Arruda, ministra de Estado do Reino Unido Nusrat Ghani, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.
Participantes de evento do Lide, em Londres - Lide

Em Londres, no evento do Lide, o rechaço veio inclusive de políticos de esquerda, como o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).

"Na hora em que o movimento ocupa uma sede da Embrapa, perde apoio político, ou na hora que ocupa uma sede do Incra. O momento exige uma reflexão do movimento e um processo mais acelerado na área da política agrária", afirmou.

Em Pernambuco, a Justiça Federal determinou que os sem-terra desocupem a fazenda pertencente à Embrapa em Petrolina, no interior do estado. A decisão judicial dá prazo de 48 horas, a partir da notificação, para que ocorra a saída da área.

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), afirmou que as invasões têm claro sentido político, e não de expectativa de obtenção de conquistas reais.

"Eles [MST] têm que rever o que querem. Não me parece fazer sentido nenhum invadir área produtiva, porque é lógico que vão ser retirados dali. Me parece ser muito mais uma ação política do que ter resultado prático", afirmou.

Já o emedebista Helder Barbalho, governador do Pará, disse que é preciso conjugar combate a ilegalidades com políticas de reforma agrária.

"É fundamental que o Brasil possa ter tranquilidade no campo, segurança jurídica, propriedade de terra. Por um lado deve-se combater toda e qualquer ilegalidade. Por outro, o governo brasileiro deve instituir junto com os estados políticas de reforma agrária que não apenas garantam terra, como também permitam produção para essas localidades", declarou.

Outra política de esquerda, a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, do governo Dilma Rousseff, afirmou que é preciso haver racionalidade e diálogo político. "Precisa de racionalidade, interlocução política, mas sem invadir terra pública, propriedade", afirmou.

Pacheco, por sua vez, afirmou que invasões são contrárias à lei, "e tudo quanto for contrário à lei deve ser coibido e evitado". "O governo tem compromisso de reprimir esse tipo de atitude e buscar sentar à mesa para poder negociar", disse.

O jornalista Fábio Zanini viajou a convite do Lide.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.