Valdemar nega golpe em 8/1 e culpa PT: 'Foi uma condução errada do governo'

Presidente do PL também afirma que se houve ilegalidade em cartão de vacinação de Bolsonaro, foi sem a ciência do ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta terça-feira (16) que os ataques golpistas de 8 de janeiro não foram uma tentativa de golpe de Estado.

"Golpe a gente dá com metralhadora, tanque de guerra. Nunca foi um golpe", disse em entrevista à GloboNews.

"Doido tem em todo lugar", afirmou. Valdemar ponderou, porém, que todos os envolvidos "deveriam ser presos pelo ataque contra o país".

"Foi uma condução errada do governo, que já era do PT", disse.

Valdemar Costa Neto durante entrevista, em Brasília - Evaristo Sa-23.nov.22/AFP

Segundo ele, os ânimos se acirraram quando, na véspera, o ministro da Justiça, Flávio Dino, publicou uma portaria que permitia o uso da Força Nacional na Esplanada.

Em um dado momento, o presidente do PL chegou a chamar o 8 de janeiro de "golpe". Ao ser questionado, ele disse que utilizou esse termo porque era o usado pelos jornalistas no programa.

Na entrevista, Valdemar minimizou as acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que torná-lo inelegível é "impossível" e "um crime".

"Acho impossível Bolsonaro ficar inelegível por ter falado algo no passado, é impossível", disse. "É um crime, não vão ter coragem de fazer isso [julgá-lo inelegível] e, se fizerem, vão dar prestígio [ao ex-presidente]", avaliou.

Uma ação acusa Bolsonaro por abuso de poder durante reunião com embaixadores no Palácio do Planalto, onde mentiu sobre a segurança das urnas eletrônicas. O processo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está sob sigilo.

Valdemar afirmou ainda que Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, não quer mandato de presidente, senadora ou prefeita. Disse que ela "deixou claro para nós que não quer ter mandato, quer trabalhar no PL Mulher para trazer mais mulheres para a política".

O presidente do PL disse desejar que ela queira um mandato, "porque ela bomba na internet, jornais, ela tem personalidade. Não sei onde aprendeu, foi sozinha".

"Ela melhorou muito sozinha [em pronunciamentos] e ela quer saber do PL Mulher para colocar mulher na política, precisamos disso, não de cota", ressaltou.

Nesta terça, dia em que Bolsonaro depõe sobre possível fraude em seu cartão de vacina, Valdemar afirmou que, se uma eventual ilegalidade ocorreu, foi sem a ciência do ex-presidente.

"Todo mundo sabia que o Bolsonaro não foi vacinado. Se [Mauro] Cid fez alguma coisa, foi sem o conhecimento de Bolsonaro."

O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi preso no começo do mês na operação que mira fraude em cartões de vacinação contra a Covid-19. Assessores do ex-presidente também foram detidos.

Valdemar destacou que o então presidente "não precisava ter vacina" para viajar aos Estados Unidos no fim do mandato e que ele realizou a viagem com o avião oficial.

O presidente do PL lembrou de cenas como a de Bolsonaro comendo pizza na rua por não poder entrar em restaurantes pela falta de vacina.

Pela terceira vez em 40 dias, Bolsonaro voltou à sede da Polícia Federal, em Brasília, para depor. Ele chegou às 13h30 e entrou pela garagem. No começo do mês, ele foi questionado pela PF sobre os atos golpistas e, em abril, sobre as joias sauditas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.