Descrição de chapéu Folhajus

TSE rejeita tornar Braga Netto inelegível em ação que mirou Bolsonaro

General da reserva é cotado para concorrer à Prefeitura do Rio na eleição municipal de 2024

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou, por unanimidade, tornar Braga Netto (PL) inelegível, em julgamento de ação que mirou Jair Bolsonaro (PL).

O julgamento terminou nesta sexta (30) com placar de 5 a 2 pela inelegibilidade de Bolsonaro por ter convocado uma reunião com embaixadores para repetir mentiras e ataques ao sistema eletrônico de votação.

Braga Netto foi candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022. Ele é cotado para concorrer à Prefeitura do Rio de Janeiro na eleição municipal de 2024.

Jair Bolsonaro com o então candidato a vice, general Braga Netto - Pedro Ladeira - 5.out.2022/Folhapress

Os magistrados seguiram a posição do relator, Benedito Gonçalves, de que Braga Netto não teve envolvimento com o encontro com os representantes estrangeiros e, portanto, não deve ser condenado.

"Deixo também de declarar a inelegibilidade do segundo investigado, Walter Souza Braga Neto, em razão de não ter sido demonstrada sua responsabilidade para a consecução das práticas ilícitas comprovadas nos autos", disse.

O vice de Bolsonaro em 2018 foi Hamilton Mourão. Durante o mandato, porém, ele fez críticas ao então presidente e se distanciou dele. Bolsonaro, então, decidiu lançar um outro militar de sua confiança na disputa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.