Descrição de chapéu DeltaFolha Política da Seca

Mapa interativo: Veja quais cidades foram beneficiadas ou ignoradas na distribuição de água

Emendas parlamentares geram distorção no acesso a cisternas e reservatórios na região Nordeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Agricultor José dos Santos, 47, transporta galões de água com jegue e carroça no sertão de Alagoas.

Agricultor José dos Santos, 47, transporta galões de água com jegue e carroça no sertão de Alagoas. Eduardo Knapp/Folhapress

São Paulo

A distribuição de reservatórios e cisternas por meio de emendas parlamentares no ano eleitoral de 2022 ignorou a maioria das cidades mais vulneráveis à seca na região do semiárido brasileiro.

Análise da Folha com dados obtidos via Lei de Acesso à Informação mostra que 201 dos 228 municípios com prioridade alta ou muito alta (88%) não receberam nenhum equipamento da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

O grau de vulnerabilidade foi calculado pela Embrapa Territorial a partir de indicadores socioeconômicos e climáticos.

Enquanto isso, cidades menos afetadas pela seca chegaram a receber o equivalente a uma caixa-d'água para cada três habitantes. A reportagem encontrou casos de recipientes com a marca da estatal sendo guardados em depósitos ou colocados à venda pela internet.

As emendas parlamentares permitem o envio de recursos para áreas indicadas por deputados e senadores independentemente de critérios técnicos.

Um dos braços do governo federal responsáveis pela instalação de cisternas e reservatórios na região Nordeste, a Codevasf foi entregue ao centrão do Congresso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e segue controlada pelo grupo na gestão Lula (PT).

No ano passado, 90% dos equipamentos de convivência com a seca distribuídos pela estatal foram enviados por meio de emendas. Apenas os 10% restantes tiveram a destinação definida pelo governo.

Veja os dados detalhados de todas as cidades:

A estatal afirma que a distribuição é realizada após avaliação técnica, legal e de conveniência socioeconômica. Argumenta ainda que "a eventual destinação de mais bens para a Bahia é compatível com a configuração do estado e com a estrutura local da Codevasf".

A nota cita que o estado é o mais populoso do Nordeste, conta com duas superintendências da Codevasf e tem o maior número de deputados federais da região, sendo beneficiário, portanto, de mais emendas parlamentares.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.