Vídeo mostra reação de Moro e Flávio Bolsonaro à aprovação de Dino ao STF

Ministro da Justiça de Lula recebeu aval do Senado nesta quarta-feira por 47 votos a 31

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O anúncio do placar com a aprovação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal ocorreu às 21h22 desta quarta-feira (13).

Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sergio Moro (União-PR) estavam sentados na mesma fileira do plenário, a uma cadeira de distância.

Senadores no plenário do Senado
Os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sergio Moro (União-PR) no plenário do Senado, segundos após o anúncio do resultado da aprovação do nome de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal - Ranier Bragon/Folhapress

O filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou praticamente impassível, olhando para um dos painéis do plenário. Já Moro cochichou brevemente com o colega ao lado e riu discretamente.

Dino recebeu 47 votos a favor e 31 contra —com duas abstenções. Ele precisava de ao menos 41 votos.

Desde a redemocratização, apenas André Mendonça, indicado por Bolsonaro, havia recebido mais votos contrários (32) do que Dino (31). Mais cedo, na sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) Dino recebeu 17 votos favoráveis e 10 contrários à sua nomeação.

Um dos momentos inusitados da sabatina foi protagonizado por Moro. Ao entrar na CCJ, Moro cumprimentou Dino e acabou sorrindo com uma brincadeira feita pelo ministro.

Posteriormente, ao discursar durante a sabatina, Moro reclamou de críticas que recebeu em redes sociais por ter sido fotografado em meio a risadas com o indicado pelo presidente Lula ao STF.

0
Sérgio Moro cumprimenta Flávio Dino durante sabatina do Senado Federal - Gabriela Biló/Folhapress

"Vossa excelência perguntou algo e eu achei graça e dei uma risada. Tiraram várias fotos e já viralizaram, como se isso representasse minha posição", disse Moro, acrescentando que ambos já foram juízes federais.

"Já deixei muito claro que tenho profundas diferenças com o atual governo, e vossa excelência faz parte do atual governo, mas não perderei a civilidade e acho que esse país precisa disso para diminuir a polarização."

Em outro momento, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o seu pai, o ex-presidente Bolsonaro, cogitou indicar ele, Flávio, à vaga do STF que acabou com o ministro André Mendonça, em 2021. Na versão de Flávio, ele demoveu o pai da ideia ao dizer que era um político, não um técnico.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.