Descrição de chapéu Governo Lula

Lula diz que Janja é seu farol no governo e revela o que a deixa horrorizada

Petista afirmou que primeira-dama é militante e que vive política 24 horas por dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Lula (PT) afirmou que a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, atua como uma espécie de farol para ele e que ela chama a sua atenção quando há "coisa errada".

"A Janja é o meu farol, aquele farol que guia. Quando tem coisa errada, ela me chama a atenção. Quando tem alguma coisa no jornal errada, ela me chama a atenção. Quando tem coisa na rede, ela me chama a atenção. Às vezes ela fala [alguma] coisa para mim que a minha assessoria não fala. E isso, obviamente, me ajuda", disse o presidente em entrevista à rádio Metrópole da Bahia na manhã desta terça-feira (23).

Como a Folha mostrou, mesmo na ausência de um cargo oficial, a primeira-dama se manteve influente conselheira de Lula ao longo do primeiro ano do mandato do petista, em 2023, com atuação que extrapolou os limites do Palácio do Planalto, chegando ao Legislativo e ao Judiciário.

Um dos exemplos foi a participação da primeira-dama nas reuniões do presidente com aliados durante a invasão da sede dos três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro do ano passado, quando se manifestou contra a decretação de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem). Segundo relatos, ela afirmou que isso significaria entregar o poder civil aos militares.

O presidente Lula e a primeira-dama, Janja
O presidente Lula e a primeira-dama, Janja - Evaristo Sá/AFP

O petista disse que além dos cuidados pessoais que Janja tem em relação a ele, a primeira-dama é preocupada com a política, afirmando que "ela vive a política 24 horas por dia". O presidente também afirmou que a socióloga é interessada em questões sociais, temas relacionados ao meio ambiente, à sustentabilidade e é "muito preocupada com a questão das mulheres".

"Você não tem noção como ela me cobra quando o [fotógrafo Ricardo Stuckert] Stuckinha tira uma fotografia minha e que só tem homem. Quando ela vê a foto ela fica horrorizada. 'Você não tinha mulher para colocar na foto? Por que só homem, só homem, só homem?' E, às vezes, a maioria é homem mesmo, fazer o quê?", afirmou o petista.

Desde a campanha eleitoral, a socióloga afirma que quer ressignificar o papel de primeira-dama, historicamente associada ao trabalho voluntário. A onipresença da primeira-dama e a avaliação dela em temas que vão de economia à cultura, no entanto, provocou atritos com membros do governo e aliados do petista.

Ainda nesta terça, Lula disse que as mulheres conquistaram empoderamento e querem falar e participar, atuando como sujeito da história, e não mais coadjuvantes. "A Janja me ajuda muito nisso. Não é só porque ela é a minha mulher que tem que ficar quieta, não. Por ser minha mulher que ela tem que falar. Ela é militante política, ela gosta e faz política e tem que colocar o posicionamento dela", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.