Lula sabe o que eu penso e eu sei o que ele pensa, diz Dirceu em ato do MST

Ex-ministro participa de evento em comemoração dos 40 anos do movimento dos sem-terra em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guararema

Aplaudido e tietado pelos militantes em ato de comemoração dos 40 anos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu disse à Folha que tem falado pouco com o presidente Lula (PT). "Ele sabe o que eu penso e eu sei o que ele pensa."

José Dirceu em evento do MST na ENFF (Escola Nacional Florestan Fernandes), em Guararema (SP)
José Dirceu em evento do MST na ENFF (Escola Nacional Florestan Fernandes), em Guararema (SP) - Zanone Fraissat/Folhapress

Sentado na primeira fileira do ato, entre o ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e o presidente da CUT, Sérgio Nobre, Dirceu disse que tem relação com os ministros do governo e com o partido e que por isso não precisa falar com Lula —exceto por datas comemorativas, como no fim do ano e em aniversários. "Ele tem mais o que fazer do que conversar comigo."

Condenado na Lava Jato, Dirceu aguarda em liberdade o julgamento de recursos. Com os direitos eleitorais e políticos suspensos, ele disse que não pensa em voltar a ocupar um cargo político. No ato, vários militantes se organizaram para tirar fotos com ele.

"Meu horizonte agora é ajudar na eleição de 2024, terminar meus processos, reorganizar minha vida profissional e pessoal e andar pelo Brasil como sempre faço. Vou lançar meu segundo volume de memórias", afirmou.

"Quando chegar em 2026 aí vou conversar com o PT, com meus companheiros, e tomar uma decisão sobre o que eu vou fazer. Não tenho a definição."

Ato na Escola Nacional Florestan Fernandes em comemoração aos 40 anos do MST
Ato na Escola Nacional Florestan Fernandes em comemoração aos 40 anos do MST - Zanone Fraissat/Folhapress

O ato deste sábado aconteceu na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP). O MST foi fundado em janeiro de 1984, no 1º Encontro Nacional do movimento, em Cascavel (PR).

Após o evento, Dirceu disse que hoje seu papel é ser um homem público, um militante político e ajudar na retaguarda o presidente Lula e o partido.

Na última semana, o ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol criticaram nas redes sociais o fato de a emissora CNN Brasil ter entrevistado Dirceu, sugerindo que haveria uma operação para limpar sua imagem.

"Não tenho nada a dizer", respondeu Dirceu quando questionado sobre as manifestações de Moro e Dallagnol. "Se dependesse das ilegalidades que ele praticou, dos crimes que eles praticaram, eu não estaria no debate. Mas a história não foi essa."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.