Tensão entre Lira e governo Lula faz Câmara cancelar reunião de líderes com Haddad

Parlamentares dizem que é preciso distensionar relação de ministro da articulação política e presidente da Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Líderes partidários da Câmara dos Deputados cancelaram sua participação em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prevista para acontecer nesta terça-feira (6). Isso ocorre diante das críticas do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), ao ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), responsável pela articulação política do Executivo no Legislativo.

O encontro na Fazenda era para tratar do início do ano legislativo e pautas prioritárias. Segundo parlamentares ouvidos pela Folha, não há clima neste momento para que ocorra a reunião, ainda mais sem a presença de Lira.

O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), durante cerimônia que marcou a abertura do ano legislativo
O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), durante cerimônia que marcou a abertura do ano legislativo - Pedro Ladeira/Folhapress

Estavam previstos para participar líderes da Câmara, Padilha e Haddad, além de membros da Fazenda. Há uma indicação de que o encontro pode ocorrer após o feriado do Carnaval e com a presença do presidente da Casa.

Um aliado do alagoano diz que ele ficou incomodado com a realização da reunião sem a sua participação e indicou que a organização desse encontro, sem a sua presença, teria dedo do ministro da coordenação política.

Os parlamentares dizem ainda que é preciso distensionar a relação entre Lira e Padilha para, num segundo momento, tratar da pauta legislativa. Procurada, a Fazenda confirmou que a reunião com lideranças da Câmara não irá mais ocorrer.

Na cerimônia de abertura do ano legislativo no Congresso na segunda (5), Lira fez um discurso carregado de recados ao governo federal, afirmando que é preciso que o Planalto cumpra com acordos que foram firmados.

O presidente da Câmara culpa Padilha pelo que considera descumprimento de acordos, sendo o principal deles a liberação das verbas de emendas parlamentares negociadas com os deputados —principalmente recursos do Ministério da Saúde.

"Seguiremos firmes na prática da boa política, pressuposto mais do que necessário para o exercício da própria democracia. E a boa política, como sabemos, apoia-se num pilar essencial: o respeito aos acordos firmados e o cumprimento à palavra empenhada", disse Lira na segunda, sob aplausos de parlamentares presentes no plenário.

Antes da cerimônia da abertura dos trabalhos parlamentares, Padilha afirmou à imprensa que essas reuniões deveriam ocorrer. No fim da tarde, os compromissos foram divulgados na agenda de Haddad: uma reunião com lideranças do Senado e outra com as da Câmara.

Há também uma avaliação entre líderes e membros do Planalto que ainda muitos parlamentares não estão em Brasília, por isso seria melhor adiar o encontro.

Após se encontrar sozinho com Haddad nesta terça, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que a reunião foi cancelada a pedido seu porque muitos deputados estão viajando. Guimarães negou que o discurso de Lira tenha causado mal-estar no governo.

"A marcação da reunião e o discurso são coisas distintas. Não é porque ele fez o discurso que nós marcamos ou desmarcamos. O presidente fez um pronunciamento amplo sobre as relações com o governo. Não achei nada de mais", disse a jornalistas.

Colaborou Thaísa Oliveira, de Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.