Móveis de dirigente da União Brasil foram destruídos em incêndio, apontam Bombeiros

Autor do boletim de ocorrência diz que acredita em ação criminosa; Bivar nega envolvimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife

Relatórios do Corpo de Bombeiros de Pernambuco indicam que o incêndio ocorrido na noite de segunda (11) destruiu diversos móveis das casas do presidente eleito da União Brasil, o advogado Antônio Rueda, e sua irmã, Maria Emília Rueda, tesoureira do partido.

Os imóveis ficam localizados na praia de Toquinho, no litoral sul de Pernambuco. As informações constam em relatórios internos do Corpo de Bombeiros ao qual a Folha teve acesso.

O informante do caso à polícia foi um amigo do presidente eleito da União Brasil. Ele registrou o boletim de ocorrência, que aponta o caso como incêndio doloso consumado.

No documento, ele indicou que tomou conhecimento dos incêndios por meio de ligação telefônica e disse acreditar que o ato possa ter sido criminoso, sendo necessária perícia para elucidação do caso.

O novo presidente da União Brasil, Antônio Rueda - Pedro Ladeira - 29.fev.24/Folhapress

Antônio Rueda e Emília Rueda constam no boletim de ocorrência como vítimas. O presidente eleito da União Brasil estava nos Estados Unidos, segundo integrantes do partido, e antecipou retorno ao Brasil para esta terça-feira (12) após ter conhecimento do caso.

Atual presidente da legenda, Luciano Bivar, ex-aliado de primeira hora de Rueda, negou envolvimento no incêndio. A União Brasil atravessa há meses uma série de brigas internas que opõem Bivar e o grupo de Rueda, do qual também faz parte o ex-prefeito de Salvador ACM Neto.

Os bombeiros foram acionados às 19h31 e chegaram ao local às 20h35, saindo uma hora depois do condomínio localizado em Toquinho, praia localizada no município de Serrambi. De acordo com os profissionais, pessoas que estavam nas proximidades iniciaram o combate às chamas antes da chegada dos brigadistas.

"Ao chegarmos ao local, o incêndio já havia sido debelado por populares. Havia pouca fumaça em ambas as casas. Fizemos uma varredura em todos os cômodos das duas residências, abrimos todas as portas e janelas a fim de dissipar com mais rapidez a fumaça que ainda havia no local", contam os bombeiros no relatório.

"Ainda fizemos varredura, isolamos as duas residências e deixamos aos cuidados do caseiro. Informamos toda situação ao Ciods [Centro Integrado de Operações de Defesa Social] e retornamos ao ponto zero [quartel]", acrescentam.

Imóvel atingido por incêndio no litoral de Pernambuco - Reprodução/GloboNews

De acordo com relatório interno do Corpo de Bombeiros, o incêndio atingiu, em um dos imóveis, duas portas de vidro, uma mesa, três ares condicionados, sofás, adega, cama de casal, forro de gesso, paredes, luminárias da sala e tomadas elétricas da parte inferior.

Em outro imóvel, dois sofás, duas cadeiras, três almofadas, dois ares condicionados, um centro, luminárias e tomadas da parte inferior, forro de gesso, piso e paredes foram danificados.

Os bombeiros apontam a sala dos imóveis como "o local presumido da origem do incêndio". A área total atingida é de 30 metros quadrados. Os imóveis têm revestimento estrutural de alvenaria.

O caso está sob investigação na delegacia de Porto de Galinhas, balneário do município de Ipojuca, cidade próxima a Serrambi, onde fica o condomínio Marinas do Rio Aquira. O delegado responsável pelo caso solicitou uma perícia à Polícia Científica.

Nesta terça, os deputados federais Fernando Filho e Mendonça Filho, ambos da União Brasil e rompidos politicamente com Bivar, enviaram ofício à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), pedindo rigor e celeridade nas investigações. A nota enviada à imprensa pelos dois parlamentares diz que os incêndios têm "características de ação criminosa" e pede que "os executores e os mandantes sejam punidos".

Luciano Bivar, da União Brasil (PE)
Luciano Bivar, da União Brasil (PE) - Pedro Ladeira/Folhapress

Em nota, Rueda afirmou que ele e a irmã pediram à Polícia Civil "célere e rigorosa investigação dos fatos" e disse que "não descarta a possibilidade de um atentado motivado por questões político-partidárias", embora não tenha dado mais detalhes.

"Antonio de Rueda e Maria Emília de Rueda [tesoureira da União Brasil] confiam na minuciosa apuração dos fatos e afirmam que não irão se intimidar diante de qualquer ameaça."

Rueda, que é vice-presidente da União Brasil, foi eleito no final do mês passado pelos correligionários para comandar a sigla a partir de junho. O atual presidente, Luciano Bivar, porém, afirma que a convenção não teve validade e contesta o resultado.

O futuro presidente tem amplo apoio na União Brasil. Também defendem a troca de Bivar por Rueda nomes de peso na legenda, como o senador Davi Alcolumbre (AP) e os ministros do Turismo, Celso Sabino, e das Comunicações, Juscelino Filho.

Bivar, por sua vez, chamou a convenção que elegeu Rueda de ilegítima e clandestina e falou em questioná-la na Justiça.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.