Descrição de chapéu internet tecnologia

Google demite brasileiros em meio a redução global e Yahoo planeja corte de mais de 1.600

Aviso de dispensa do Google chegou aos funcionários via email nesta sexta-feira (10)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Google e Yahoo são as novas big techs que anunciaram demissões no setor de tecnologia.

Funcionários brasileiros do Google anunciam em redes sociais que receberam o aviso de demissão da empresa nesta sexta-feira (10). O CEO da empresa, Sundar Pichai, havia informado um corte global de 12 mil trabalhadores no último dia 20.

Entre os demitidos estão colaboradores que ocupavam cargos de gerência. Procurado, o Google Brasil confirmou que as demissões foram notificadas nesta sexta, mas não respondeu sobre a quantidade de postos cortados.

A operação brasileira tem cerca de 1.800 funcionários, informou a big tech. São por volta de 150 mil no mundo.

Conforme a reportagem apurou com funcionário do Google, foram 70 dispensas no país —3,9% da folha de pagamentos. As áreas afetadas pelo corte foram produtos financeiros, YouTube, marketing e publicidade, afirmou reservadamente um dos demitidos.

Funcionário carrega caixa ao lado de totem do Google.
Funcionário carrega caixa ao lado de totem do Google. A big tech anunciou o plano de demitir cerca de 12 mil funcionários ao longo de 2023 - Noah Berger/AFP

O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, disse em um comunicado à equipe, em janeiro, que a empresa reavaliou seus produtos, pessoas e prioridades, o que levou a cortes de empregos em diferentes regiões geográficas e produtos.

A força de trabalho se expandiu rapidamente visando tempos melhores, mas agora a empresa enfrenta "uma realidade econômica diferente", afirmou Pichai na ocasião.

O Google tem concentrado esforços na área de inteligência artificial generativa e, nesta segunda-feira (6) anunciou que irá abrir testes públicos da sua própria tecnologia para competir com o ChatGPT, o robô Bard. Na primeira apresentação da IA, o chatbot inteligente do Google cometeu um erro, o que derrubou as ações da empresa em 8% naquele dia.

A Alphabet, holding proprietária do Google, reduziu seu número de empregados no momento em que a empresa enfrenta uma ameaça à sua posição de longa data no topo do setor de tecnologia. A Microsoft fechou uma parceria com a startup criadora do ChatGPT para incrementar suas ferramentas com recursos de inteligência artificial.

Os cortes em massa dos últimos meses, contudo, afetam grandes empresas de tecnologia no geral.

Yahoo planeja demissão de mais de 1.600 e fim da operação no Brasil

Nesta quinta (9), o CEO do Yahoo, Jim Lanzone, anunciou, em entrevista ao site norte-americano Axios, que a empresa vai demitir mais de 1.600 funcionários.

Os cerca de cem trabalhadores da empresa no Brasil receberam a notícia do fim da operação local na noite desta quinta, segundo apurou a reportagem com funcionários. A Folha apurou que o site de conteúdo Yahoo Brasil deve funcionar apenas até 30 de março.

Segundo declarações de Lanzone ao Axios, os cortes não foram por razões financeiras, mas por uma mudança estratégica no setor de publicidade, que atualmente não rende lucros.

Na segunda-feira (6), a Dell comunicou que planeja demitir 6.500 funcionários —brasileiros disseram ter sido notificados na quinta.

No resto do mundo, a Microsoft planeja demitir 10 mil funcionários. A Amazon também comunicou, em 4 de janeiro, que o número de demissões na empresa vai ultrapassar 18 mil. A Meta, dona do Facebook, desligou 11 mil pessoas no ano passado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.