Fundada na Grande Depressão, Leo Burnett é uma das campeãs em marcas no Top of Mind

Um lápis preto espesso, uma maçã gorducha vermelha e uma estrela prateada. Essa tríade de símbolos sempre esteve ligada à história da agência de origem norte-americana Leo Burnett Tailor Made.

Nascida em Chicago durante um dos períodos mais críticos dos EUA, a Grande Depressão, a empresa tem lugar cativo na memória da propaganda brasileira desde 1975, quando abriu seu escritório em São Paulo. A partir de 2002, ela passou a integrar o gigante conglomerado francês Publicis Groupe.

Entre os diferenciais brasileiros –fora a criação–, um que se destaca é o comando. Aqui, ele é gerido por dois copresidentes : Marcelo Reis e Marcio Toscani.

O primeiro largou a faculdade de arquitetura para se dedicar à de propaganda. Tornou-se um dos criativos mais premiados, conforme ranking do Advertising Age (a "bíblia" da propaganda mundial).

Com histórico e experiência na área financeira, Toscani credita a essa formação um dos motivos de migrar, em suas palavras, "para uma agência focada em monitorar os números sem sufocar as ideias".

A Leo Burnett é uma das agências que possuem o maior número de marcas premiadas nesta edição da Folha Top of Mind.

Como o assunto é memória, alguns números e curiosidades ajudam a entender a evolução dessa campeã.

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Sarah Kamada/Leo Burnett

1935
A Leo Burnett abre suas portas, em Chicago, durante a Grande Depressão. Com apenas US$ 50, três clientes e oito funcionários, "mister" Burnett dava início a um dos maiores grupos de comunicação do mundo. Em 2002, a agência integra-se ao conglomerado de origem francesa Publicis Groupe.

245
Lápis Alpha preto, objeto sempre ao alcance das mãos de Leo Burnett, tornou-se um dos símbolos da agência. Ele acreditava que o modelo bojudo era melhor que o tradicional graças aos traços marcantes. Gostava de alardear, "com personalidade", assim como deve ser a propaganda. Outros ícones são as estrelas e as maçãs. Só no Brasil, são consumidas 96 mil frutas por ano na agência.

86
Escritórios em 69 países com cerca de 9.000 colaboradores integram a rede. A unidade brasileira, que fica na rua Brejo Alegre, 99, Brooklin, zona sul de São Paulo, trabalha com 400 pessoas distribuídas em um prédio de cinco andares. Entre os clientes, Fiat, Samsung, Ajinomoto e Kellogg's.

399
Prêmios foram entregues à Leo Burnett Brasil nos últimos cinco anos nos principais festivais de comunicação. Entre eles, Cannes Lions, One Show, Clio Awards, DA&D e Caboré.

2013
Ano em que a Leo Burnett lança para a Fiat o movimento #vemprarua, por causa da Copa das Confederações. A música virou hit das manifestações populares pelo país. A hashtag alcançou cerca de 300 mil menções.

3
Novos clientes ampliaram seu portfólio nos últimos 18 meses. São eles: Bradesco, Extra e Bayer (Animal Pet), que ajudaram a consolidar a Leo Burnett como uma das cinco maiores agências do país, de acordo com ranking Kantar Ibope Media.

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