São Paulo

O melhor jeito de conhecer a capital francesa é gastando sola de sapato. É fácil: é dividida em 20 bairros, com números. O mais central é o 1º, onde fica o Louvre. Mas há atrações por todos o lados, além dos pontos turísticos óbvios (os museus, a torre, o Sena)

O que comer: São diversas opções. A comida de rua é famosa na cidade, como sanduíches e crepes feitos na hora, falafel e outros pratos trazidos por imigrantes. A hora do almoço é o momento mais em conta para aproveitar os restaurantes da cidade, que costumam oferecer menus com entrada, prato principal e sobremesa, com uma taça de vinho. Por lá não faltam casas estreladas nem pequenos bistrôs.

O que fazer: Visitar o museu do Louvre e a Torre Eiffel são o básico. Entre os museus, há os ótimos d’Orsay, o Rodin, o Petit Palais e o Centre Pompidou. Logo ao lado de Paris fica o Palácio de Versalhes, que também vale como um parque. As praças são outra atração, e estratégicas para descansar durante as andanças. Um parque mais alternativo que vale a visita é o Belleville. Os bairros mais famosos para passear são Montmartre, Marais e o Quartier Latin. Outro passeio agradável é caminhar pela margem do rio Sena (também é possível fazer um passeio de barco pelo rio).

Sinta-se lá: O filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)" já é um clássico dos anos 2000. No longa, a protagonista vivida por Audrey Tautou passa por pontos turísticos da cidade, como o bairro de Montmartre e o canal de Saint-Martin. "Antes do Pôr do Sol" (2004), o segundo filme da trilogia iniciada com "Antes do Amanhecer" (1995), mostra um casal que se reencontra na capital, depois de nove anos separados. Para ler, “Paris é Uma Festa”, de Ernest Hemingway, leva para a Cidade Luz dos anos 1920.

Confira o que fazer nos 50 destinos eleitos pelo júri de Turismo:

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.