Conheça os lugares de Nova York visitados pela série 'And Just Like That'

Como em 'Sex and the City', sequência retrata cidade norte-americana como personagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York

Faz pouco mais de dezessete anos que Carrie, Charlotte, Samantha e Miranda saíram do ar, depois de seis temporadas de uma das séries mais inovadoras do final do século passado, "Sex and the City", que durou de 1998 a 2004 e tinha a cidade de Nova York —e o drinque cosmopolitan— como personagem.

Cena de 'And Just like That', da HBO - Divulgação/HBO

Os restaurantes, bares, galerias, lojas e parques que as personagens frequentavam ficaram tão marcados que viraram atrações turísticas. Até hoje, existe um passeio de ônibus pelas locações mais importantes de "Sex and the City", que em três horas e meia percorre Manhattan apontando os lugares em que algumas das cenas mais icônicas foram gravadas.

A Folha passou uma semana fria no começo deste fevereiro em Nova York visitando os lugares que Carrie, Miranda e Charlotte (Samantha não está mais no elenco), suas novas amigas, seus maridos e novos casos visitaram nas cenas de "And Just Like That". Não foram consideradas as locações que apareceram como se fossem restaurantes ou bares que não existem (caso do Clee, onde se passa a primeira cena do primeiro episódio dessa nova leva, mas que na verdade foi gravado no bar do Whitney Museum).

1-Smith’s Bar and Grill, 8a avenida, 701 (esquina com a rua 44) – Logo no primeiro episódio, Miranda entra neste bar, localizado no Theatre District, onde ficam os teatros da Broadway, às 10:45 da manhã e pede uma taça do vinho branco chablis, produzido na região da Borgonha, na França. O barman recusa o pedido, o bar só abre às 11h. Ela não pode esperar, está a caminho da primeira aula de pós-graduação em Diretos Humanos na Universidade Columbia. Na realidade, esse é um bar que reúne fãs de esporte, serve ótimos hambúrgueres, mas, curiosamente, não tem chablis em seu cardápio de vinhos em taças.

2-The East Pole, rua 65, E133 (entre as avenidas Lexington e Park) – Este simpático restaurante tem um conceito simples e sofisticado: usa apenas ingredientes orgânicos e tem o slogan "da fazenda para a mesa, em uma brownstone" (como se chamam as casas geminadas amarronzadas que existem por toda a cidade). E aparece duas vezes em "And Just Like That". Primeiro, no 2º episódio, Carrie passa a pé pela sua frente e vê um casal que a faz lembrar de seu marido, Big. No 3º episódio, Carrie, Miranda, Charlotte e Stanford, papel de Willie Garson (morto em 2021, no meio das filmagens de "And Just Like That"), tomam um brunch lá, e Stanford revela que foi garçom do icônico The Odeon (que ainda existe), e sabe que uma mesa para três pode sempre virar uma mesa para quatro.

The East Pole, em Nova York - Teté Ribeiro/Folhapress

3-Starbucks, Spring Street, 72 – Essa cafeteria da rede Starbucks, no SoHo, é uma das mais confortáveis e amplas de Nova York. Fica bem na frente do restaurante francês e badalado Balthazar (que apareceu em "Sex and the City" como se chamasse Balzac). E é em uma mesa alta ao lado do janelão de vidro que Charlotte e Miranda esperam Carrie terminar a gravação de seu podcast, no 3º episódio.

4-Chalait, Avenida Amsterdam, 461 (entre as ruas 82 e 83) – Nesta pequena e requintada cafeteria do Upper West Side, especializada em bebidas com matcha, o broto do chá verde que supostamente tem a característica de dar muita energia a quem consome, Carrie, no 3º episódio, dá de cara com Natasha, papel de Bridget Moynahan, ex-mulher de seu marido, fazendo xixi. Na vida real, esse é um lugar de encontro de muitos estudantes das escolas do bairro, que passam lá para comer um delicioso sanduíche de atum ou um chalait, mistura de matcha com leite, quando saem das aulas, no meio da tarde.

5-Cafe Kitsuné, Rua Hudson, 550 – O quarto episódio começa com cenas de vários nova-iorquinos comprando seus cafés preferidos, cada um em um estabelecimento diferente. Nesta cafeteria simples e elegante do Village, estilo parisiense com influência japonesa, Charlotte escolhe um latte – café com leite – para levar para sua nova amiga, Lisa, papel da atriz Nicole Ari Parker

6-Parliament Espresso and Coffee Bar, Central Park West, 170, esquina com a rua 77 (Dentro da Sociedade Histórica de Nova York) – Lisa Todd Wexley também compra uma bebida para Charlotte neste café que fica dentro do primeiro museu de história inaugurado em Manhattan, em 1804. O Parliament fica logo na entrada do museu, é frequentado por visitantes e também pelos moradores dos arredores do Central Park. Uma curiosidade: depois de comprar seus cafés, Lisa e Charlotte se encontram na porta da escola de suas filhas. Mas a cena foi gravada na fachada do City Museum of New York, na Quinta Avenida, entre as ruas 102 e 103, que também serviu de locação para a escola dos adolescentes de "Gossip Girl".

7-Sant Ambroeus, Av. Madison, 1000 – Na unidade original deste restaurante e brasserie, no Upper East Side, que produz doces típicos da França, além de ter sua própria marca de sorvetes, Carrie, Miranda e Charlotte tomam brunch no 4º episódio e discutem o plano de Carrie de vender o apartamento onde morava com o marido.

Sant Ambroeus Uptown, em Nova York - Teté Ribeiro/Folhapress

8-Sant Ambroeus, Lafayette, 265 – Na filial do Soho, o restaurante e a doceria são separados, um ao lado do outro. Mas a produção dos doces e dos sorvetes, carros-chefes da casa, têm a mesma qualidade impecável. Na série, Carrie se encontra com a corretora de imóveis Seema, papel da atriz inglesa de origem indiana Sarita Choudhury, e as duas dividem um espaguete cacio e pepe, prato tradicional da culinária italiana, com queijo e pimenta

9-Boutros, Av. Atlantic, 185, Brooklyn – Neste restaurante com cardápio inspirado na culinária do Oriente Médio, com uma decoração caprichada e um enorme jardim vertical, Miranda janta com sua professora, Nya Wallace, papel de Karen Pittman, no 4º episódio, e fala das vantagens e desvantagens de ser mãe.

10-Freehold, rua 3, 45 S, Williamsburg, Brooklyn – Charlotte, Miranda, Carrie e Anthony, papel de Mario Cantone, tomam brunch no 4º episódio, depois de Carrie descobrir que precisa fazer uma cirurgia no quadril, neste pequeno café de Williamsburg, o bairro no Brooklyn onde Miranda e Steve moram com o filho adolescente, Brady. O café serve os pratos tradicionais de brunch, ovos, bacon, mingau de aveia com passas e tem várias opções de leite para misturar com o café: de aveia, de arroz, de soja, de amêndoas e até de vaca.

Freehold, em Nova York - Teté Ribeiro/Folhapress

11-Bistrot Leo, Rua Thompson, 60 (dentro do hotel Sixty Soho) – No 6º episódio, Carrie conta para Miranda e para Charlotte que odeia o apartamento que acabou de comprar, em downtown, todo branco, com vista para o rio, durante um brunch neste bistrô de inspiração francesa no térreo do hotel luxuoso e discreto Sixty Soho. Com apenas 97 quartos, o Sixty Soho tem também o bar de coquetéis Butterfly e, no verão, um pop up bar no telhado, uma tradição de Nova York.

12-Le Crocodile, avenida Wythe, 80, Williamsburg, Brooklyn – Outro restaurante de hotel inspirado em bistrôs parisienses, claramente um favorito dos produtores da série. No amplo salão ou no balcão acolhedor, é possível experimentar pratos típicos franceses em porções típicas americanas: enormes! É sempre aconselhável dividir os pratos de Le Crocodile, que servem duas a três pessoas. No 6º episódio, é aqui que Nya e seu marido, Andre, papel de LeRoy McClain, jantam com um casal de amigos que revela estar esperando o terceiro filho.

13-Quality Bistro, rua 55, 120 West (entre avenidas 6 e 7) – Carrie, Miranda, Charlotte e Seema jantam nessa brasserie em midtown que tem a carne bovina estilo "steak", aquele bifão que os americanos gostam, como item principal do cardápio. É lá que Carrie conta às amigas que sua editora sugeriu que ela saia com um novo homem para produzir um capítulo final mais esperançoso para o livro que acabou de escrever.

14-Au Cheval, Cortlandt Alley, 33 – Esse é o restaurante mais hipster que aparece nessa temporada de "And Just Like That". Em uma ruela escondida de downtown, Carrie vai a um encontro com um viúvo que conhece em um aplicativo de namoro no 7º episódio, nessa casa em que os hambúrgueres ultra bem preparados são o ponto alto, além dos drinques caprichados. No fim da noite, os dois passam mal na rua do restaurante.

15-The Lobster Place, 9ª Av., 75 (dentro do Chelsea Market)– Miranda conta a Carrie e Charlotte que vai pedir o divórcio a Steve, papel de David Eigenberg, durante um almoço nessa peixaria e restaurante do Chelsea Market. Os sanduíches de lagosta são o prato mais famoso deste lugar que vende peixes, camarões, ostras e lagostas tão frescos, e que ficam tão à vista, que podem incomodar as pessoas de estômago mais sensível.

Restaurante The Lobster Place, em Nova York - Teté Ribeiro/Folhapress

16-Fat Witch Bakery, 9ª Av., 75 (dentro do Chelsea Market) – Nessa doceria chique, que tem os brownies mais finos de Manhattan (e vende a mistura pronta, em pó, para fazer em casa), além de várias opções de balinhas, docinhos, chocolatinhos, tudo embalado em caixas mínimas e bem decoradas, Carrie compra doces para sua nova vizinha no 8º episódio e Miranda leva brownies para suavizar a conversa séria que pretende ter com seu marido.

17-La Grande Boucherie, rua 53, 145 W (entre as avenidas 6 e 7) – O nome dessa boucherie é real – o restaurante se espalha pelo saguão de um prédio enorme, que vai da rua 53 até a 54, fica aberto até tarde e é um lugar tradicional de frequentadores da Broadway irem depois dos espetáculos, mais para beber do que para comer (a comida não é nada especial e o serviço é uma bagunça). E é lá que Charlotte leva sua filha Lily, no 8º episódio, para almoçar e conversar, mas as duas se desentendem quando Charlotte descobre fotos de Lily sensualizando em uma rede social.

pôster de série
As atrizes Cynthia Nixon, Sarah Jessica Parker e Kristin Davis em pôster de 'And Just Like That...', série do HBO Max derivada de 'Sex & the City' - Divulgação

18-Lafayette – Lafayette, 380 (entre as ruas 3 e 4) – Em mais um restaurante estilo francês, esse imitando uma vila francesa, com pratos típicos do país europeu mas não especialmente bem preparados, Charlotte conta para Carrie e Miranda, na primeira cena do 9º episódio, que acha que finalmente entrou na menopausa, bem depois das amigas.

19-Empire Diner – 10ª Av., 210, Chelsea – Nessa lanchonete icônica do bairro gay de Manhattan, o Chelsea, Miranda e Che, papel de Sara Ramirez, se encontram oficialmente como namoradas, pela primeira vez, depois de Miranda se separar do marido. O Empire Diner foi construído para ser um vagão de trem, em 1946, mas acabou transformado em restaurante de comida americana, com decoração retrô. Sua fachada peculiar já apareceu em diversos filmes e séries de TV.

20-Dante – Rua Hudson 551, Village – Esse lendário bar e restaurante, inaugurado em 1915 e escolhido como melhor bar do mundo em 2019 pela revista Time Out, é um daqueles lugares de Manhattan em que os turistas costumam encontrar atores famosos, modelos, músicos, escritores, artistas. E é aqui que Carrie encontra o viúvo Peter, papel de Jon Tenney, para um segundo jantar, mas, na porta, revela que ainda não está pronta para um novo romance e desmarca o encontro.


Locações de "Sex and the City" continuam relevantes

Dezoito anos depois de o último episódio —foram 94 no total ir ao ar, alguns dos estabelecimentos mostrados na série ainda atraem turistas e locais. Confira.

21-Pleasure Chest (7ª Av., 156) – No 9o episódio da 1ª temporada, é nessa sex shop do Village que Charlotte, Carrie e Miranda compram o vibrador "The Rabbit", lançamento da época que prometia revolucionar o prazer sexual feminino e continua sendo best-seller.

Cena da série 'Sex and the City' - Divulgação

22-Onieal’s (Rua Grand 174) – Esse é um bar clássico de downtown, um "ex-speakeasy", como eram chamados os lugares que funcionavam clandestinamente durante a Lei Seca, período entre 1920 e 1933 em que o transporte e a venda de bebidas alcoólicas foram proibidos no país. Na série, o ONieal’s aparece como Scout, o bar inaugurado por Steve e Aidan, papel de John Corbett, no 5º episódio da 4ª temporada.

23-Magnolia Bakery (Rua Bleecker, 401) – A doceria no Village é conhecida pela infinidade de opções de cupcakes, que faz com que os clientes formem filas na porta quando uma nova fornada está prestes a sair. E é onde Carrie conta para Miranda que conheceu Aidan, no 5º episódio da 3ª temporada.

24-Cipriani Downtown (West Broadway, 376) – Nessa versão mais descontraída dos restaurantes do italiano Giuseppe Cipriani, lendário criador do Harry’s Bar, em Veneza, em 1931, e inventor do carpaccio e do drinque bellini, Carrie, Miranda, Charlotte e Samantha almoçam e leem a seção de casamentos do jornal New York Times, no 3º episódio da 3ª temporada.

25-Pastis (Rua Gansevoort, 52) – Do mesmo dono do badalado Balthazar, que ainda existe e apareceu na série como Balzac, o Pastis, que serve pratos simples, bem feitos e inspirados na culinária francesa, é um dos primeiros restaurantes finos abertos no Meatpacking District. E é aí que Carrie toma brunch com o amigo australiano Oliver, no 14º episódio da 4ª temporada.

26-Bergdorf Goodman (5ª Av., 754) – A loja de departamentos mais elegante e cara de Nova York tem uma seção de joias, outra especializada em casacos de peles raras e uma galeria de antiguidades. E foi lá que Charlotte e Trey, papel de Kyle MacLachlan, registraram a lista de casamento, no 10º episodio da 3ª temporada.

Fachada da loja Bergdorf Goodman na Quinta Avenida - Gilberto Tadday/PicturaPixel Press/Folhapress

27-ABC Carpet & Home (Broadway, 888) – Oito andares – e um restaurante delicioso no térreo, o ABC Kitchen – com os objetos de decoração mais originais que você vai conhecer. Aqui, Charlotte escolhe uma cama com a mãe de Trey, no 5º episódio da 4ª temporada.

28-Bed, Bath and Beyond (6 ª Av., 620) – Uma das maiores e melhores lojas de coisas para a casa de Nova York, essa com preços bem mais acessíveis, e que acabou de passar por uma reforma que a deixou bem mais ampla e organizada. Onde Carrie ajuda Mike a escolher lençóis, no 6° episódio da 1ª temporada.

A repórter viajou a convite da HBO

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.