Ricardo Melo

Jornalista e apresentador do programa 'Contraponto' na rádio Trianon de São Paulo (AM 740), foi presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Melo

General vira recruta na CPI

Pazuello é a imagem do governo: tropeça até sobre a própria saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A CPI em curso poderia ter acabado ontem, quarta-feira (19), mas já teria cumprido algum papel. Uma exceção. Primeiro porque CPIs em geral não dão em nada. Ninguém apostas as fichas que suas conclusões, por si só, levem à derrubada de Jair Bolsonaro, “eleito” com o apoio da maioria das bancadas do Congresso e lideranças de bastidores que hoje posam de arrependidas. Vide FHC e João Doria, para não citar outras tantas.

Depois, porque a enxurrada de declarações mentirosas e contraditórias dispensam até a habitual complacência da grande mídia diante do espetáculo. Aos olhos e ouvidos de todos, aparecem a conivência do governo com uma tragédia mundial que no Brasil foi tratada desde o início como uma “gripezinha”.

Os depoimentos de Fabio Wajngarten e Ernesto Araújo deixaram corada até a bancada miliciana do Planalto. A cada afirmação de ambos, surgiam declarações gravadas, televisadas, escritas ou posts desmentindo o que haviam acabado de falar. Silêncio ensurdecedor.

O grande momento, que ainda não acabou, foi o do general Pazuello, ex-ministro da Saúde. Apresentou-se como uma pessoa humilde, que venceu na vida pelo próprio esforço. Começou com uma mentira. Para quem se interessar por jornalismo, basta acessar este link. Os parlamentares da CPI, na sua maioria despreparados como de hábito, desconheciam ou não se incomodaram com o assunto.

Ignorância à parte, nem precisaram acionar tal curiosidade. A fala de Pazuello seguia o ritmo acelerado de uma corda apertando o próprio pescoço. O general-recruta misturava datas, transferia responsabilidades, misturava CGU, TCU e AGU, omitia trechos de documentos, escondia sua negligência diante da compra de vacinas, do morticínio em Manaus etc. Sua única preocupação era blindar o chefete Bolsonaro.

Aconteceu o que se esperava. Pazuello “pediu tempo”, a sessão foi suspensa e pouparam o ex-ministro de seguir no interrogatório até esta quinta. Ainda assim, ele preferiu a tergiversação. Disse que estava bem apesar de médicos atestarem que ele estava descompensado. Quem mentiu...

Fatos são fatos. Tudo mostra que o governo Bolsonaro depende atualmente de um bando de milicianos familiares, militares subservientes, motoqueiros fanáticos, capital financeiro estufado, mídia obediente e parlamentares sedentos do dinheiro público em geral. Não manda nem na Polícia Federal, que se dá ao luxo de humilhar um de seus ministros mais queridos –o motosserra Ricardo Salles.

Só resta a Bolsonaro o apoio do que há de pior. Cabe ao povo e à oposição verdadeira decidir que a única saída é salvar o país deste alucinado; ou deixar o Brasil sangrar até dezembro de 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.