Airbus da Air France emitiu mensagem de problema de pressurização e falha elétrica
O Airbus A330-200 da Air France que desapareceu nesta segunda-feira emitiu uma mensagem informando perda de pressurização e falha no sistema elétrico do aparelho, segundo nota emitida pela FAB (Força Aérea Brasileira).
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Divulgação |
Imagem de exemplo do avião Airbus A330; aeronave similar desapareceu do radar |
O voo AF 447 decolou por volta das 19h de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim), no Rio, e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, por volta das 11h local (6h de Brasília). Em nota, a empresa afirma que a aeronave "cruzou uma zona com forte turbulência" por volta das 23h (horário de Brasília) e enviou alerta automático sobre problemas no circuito elétrico às 23h14.
Em nota, a Air France afirma não ter notícias do voo AF 447, que transportava 216 passageiros e 12 tripulantes.
A Aeronáutica informou ainda que o último contato via rádio com o Cindacta 3 (Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo) ocorreu às 22h33. Neste momento ele estava a cerca de 560 km de Natal (RN).
A informação prestada pela tripulação era a de que o aparelho iria ingressar no espaço aéreo Dakar - Senegal, numa distância que chegaria a cerca de 1.230 km de Natal às 23h20.
Ao sair do Cindacta 3, às 22h48, o Aiurbus voava a 35 mil pés (cerca de 11 km) numa velocidade de 840 km/h, ainda segundo a FAB. Mesmo tendo se desvinculado do Cindacta 3 ela deveria informar via rádio, por volta das 23h20, que estava sendo monitorada pelo controle aéreo Dakar - Senegal, o que não ocorreu.
A informação dos problemas enfrentados foi prestada pela tripulação ao controle aéreo de Dakar - Senegal e à própria empresa, segundo a Aeronáutica.
Tripulação e aparelho
O piloto do Airbus A300-200 da Air France que desapareceu nesta segunda-feira com 228 pessoas a bordo possuía 11 mil horas de voo, segundo a empresa.
A empresa informou ainda que dos 12 integrantes da tripulação, três eram técnicos e outros nove eram comissários.
O aparelho começou a operar em 18 de abril de 2005 e tem um total de 18.870 horas de voo. Sua matrícula é a F-GZCP e os motores que equipam o A330-200 são General Electric CF6-80E.
A empresa informou ainda que a última visita de manuteção em hangar ocorreu em 16 de abril deste ano.
Lista
A lista com os nomes dos passageiros já foi adquirida pela empresa junto à Polícia Federal e, segundo Assunção, será divulgada pela Anac (Agência Nacional de Aviação). Ele não quis fornecer detalhes e informou que ela deverá ser divulgada ainda nesta manhã.
Ele orienta que os familiares devem se informar pelos telefones disponibilizados.
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