Após dez anos, governo compra 22 VLTs para a Baixada Santista
Mais de uma década após apresentar o projeto, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou hoje a compra dos primeiros 22 VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos) que vão ligar as cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande, no litoral sul do Estado.
A previsão do governo é que o novo meio de transporte esteja operando em maio de 2014. O primeiro trecho, de 11 km, vai ligar o terminal Barreiros, em São Vicente, ao porto de Santos. Serão 16 estações, a cerca de 800 metros de distância uma da outra.
Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), o trecho poderá ser percorrido em 30 minutos, o que representa redução de 33% no tempo de viagem em comparação com o carro.
Segundo o governador, o edital para as obras deve ser publicado neste ano e a execução deve ocorrer no começo de 2013. O VLT será implantado na antiga faixa do trem intrametropolitano, desativado em 1999.
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Perspectiva de estação do VLT que vai ligar as cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande, no litoral de SP |
O VLT é uma espécie de bonde moderno. Cada composição tem 44 metros de comprimento, com sete módulos de 2,65 metros de largura. A capacidade é de até 400 passageiros por viagem.
A concorrência para o fornecimento dos veículos foi vencida pelo consórcio Tremvia Santos, formado pela empresas Trans Sistema de Transportes e Vossloh, da Espanha. O preço foi de R$ 251,8 milhões, cerca de R$ 33 milhões a menos do que o valor previsto no edital.
Os primeiros veículos serão construídos na Espanha, e os restantes no Brasil. A entrega de todo o lote deve ser concluída até abril de 2015.
Ao contrário das novas linhas do metrô construídas na capital paulista, executadas por meio de parcerias público-privadas, todo o sistema do VLT será bancado pelo governo estadual, a um custo acima dos R$ 4 bilhões.
A intenção é que, após as obras, o sistema seja repassado a uma concessionária. O preço da tarifa ainda não foi definido, mas no projeto do governo, de 2010, constava valor de R$ 2,40.
CAPACIDADE
De acordo com estimativas da EMTU, o VLT deverá transportar cerca de 70 mil usuários por dia. Considerando o sistema integrado pelo VLT e ônibus municipais, o número pode chegar a a 220 mil.
Há três expansões previstas, que vão acrescentar 18 estações. A linha vai chegar até as estações Tatico, em Praia Grande, e Ferry Boat, em Santos. Quando finalizada, a linha terá 17 km de extensão.
Também será construída uma ciclovia ao lado da linha férrea.
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