Marginal Tietê lidera entre vias com mais acidentes fatais envolvendo motos
A marginal Tietê, uma das principais vias expressas de São Paulo, continua sendo a via mais perigosa para motociclistas na cidade.
De acordo com balanço da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a via expressa está no topo da lista de endereços onde ocorreram mais mortes de motociclistas em acidentes de trânsito no ano passado.
Apesar de repetir a liderança, como vem ocorrendo nos últimos anos, houve queda no número de vítimas, dado que baseia o ranking das vias mais perigosas para motociclistas na cidade.
Elas passaram de 28, em 2011, para 23 no ano passado -uma queda de 18%.
Também foi registrada queda na maioria das dez vias mais perigosas -no geral, houve redução de 14% no número de motociclistas mortos no trânsito na cidade.
Mesmo com a redução dos acidentes fatais com motociclistas, ocupantes de motos ainda representam mais que o dobro das vítimas do trânsito em relação a motoristas e passageiros de carros.
No ano passado foram 438 mortos em motos, contra 201 em carros.
ESTREITA
A marginal Tietê manteve a liderança nos últimos anos mesmo após medidas adotadas em 2010 que visavam aumentar a segurança na via, como a restrição das motos nas pistas expressas e a redução nos limites de velocidade para caminhões.
Para motociclistas, também houve uma redução na largura das faixas, o que diminuiu o espaço do corredor formado entre os carros.
Editoria de arte/Folhapress | ||
"Acho que a ideia era retirar as motos do corredor e reduzir acidentes, mas não surtiu efeito. Ao contrário, o motociclista continuou no corredor, mas com mais risco", afirma Luiz Artur Cané, presidente do Movimento Brasileiro de Motociclistas.
A mesma situação ocorreu na av. Alcântara Machado (Radial Leste), que neste ano entrou na lista das vias mais perigosas, atrás apenas das marginais Tietê e Pinheiros.
Cané defende a criação de motofaixas em todas as vias perigosas.
Atualmente há duas vias exclusivas para motos na cidade, na avenida Sumaré e na rua Vergueiro.
Para a CET, "as marginais são vias de trânsito rápido, com alto volume de veículos e caminhões e de tráfego ininterrupto (sem cruzamentos e semáforos), características que tornam os acidentes, especialmente envolvendo motocicletas, mais graves".
A companhia diz ainda que trabalha para reduzir os acidentes e que intensificou a fiscalização no ano passado, com o uso de seis radares manuais pistola -que flagram motociclistas acima da velocidade permitida.
Foram 32.840 multas nos últimos 12 meses, média de 89 por dia.
A nova licitação do sistema de radares também vai contemplar aparelhos com tecnologia para flagrar motos mesmo no corredor entre os carros nas avenidas.
Outra novidade recente é a criação de espaços em cruzamentos para que as motos esperem o sinal verde na frente dos carros.
A sinalização, em fase de testes, já foi implantada no viaduto do Chá e estreia hoje na avenida Rebouças.
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