Av. Paulista terá faixas de ônibus a partir de 15 de julho
A avenida Paulista terá uma de suas quatro faixas, em cada sentido, reservada exclusivamente para a circulação dos ônibus a partir do próximo dia 15 de julho.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) divulgou nesta quinta-feira o cronograma de implantação de parte dos 220 km de faixas prometidas anteontem pelo prefeito Fernando Haddad (PT) até o fim do ano.
Antes da Paulista, já na próxima segunda-feira (1º) as faixas exclusivas começam a funcionar em um trecho da marginal Pinheiros. Outros dois trechos serão abertos nos dias 8 e 15 de julho --no total, serão 21 km nos dois sentidos.
As faixas exclusivas geralmente ficam à direita das avenidas e funcionam apenas nos horários de pico. A invasão rende multa de R$ 53,20, mais três pontos na carteira de habilitação. A fiscalização, contudo, tem começado apenas na segunda semana --a primeira é usada para orientação.
Ainda no mês de julho, irão receber as faixas as ruas Brigadeiro Gavião Peixoto, Ibitirama, Loefgreen, Sapopemba e o trecho do corredor norte-sul formado pelas avenidas Tiradentes, Santos Dumont e Prestes Maia.
Em agosto, as faixas exclusivas serão implantadas na avenida 23 de Maio e no resto do corredor norte-sul. No futuro, Haddad planeja substituir essas faixas por um corredor de ônibus --que fica à esquerda e funciona em tempo integral-- de 25 km.
Data | Via | Extensão (km) |
---|---|---|
1º.jul | Marginal Pinheiros - 1º trecho | - |
8.jul | Marginal Pinheiros - 2º trecho | - |
15.jul | Avenidas Paulista e Doutor Arnaldo | 4,8 |
15.jul | Marginal Pinheiros - 3º trecho | 21 |
22.jul | Rua Ibitirama | 0,4 |
22.jul | Rua Brigadeiro Gavião Peixoto | 0,9 |
25.jul | Corredor norte-sul - trecho Tiradentes/Santos Dumont/Prestes Maia | 5,2 |
29.jul | Avenida Sapopemba | 4,6 |
29.jul | Rua Loefgreen | 1,4 |
5.ago | Corredor norte-sul - trecho 23 de Maio/Rubem Berta/Moreira Guimarães | 8,7 |
12.ago | Corredor norte-sul - trecho Bandeirantes/Washington Luís/Interlagos/Jangadeiro/Teotônio Vilella | 13 |
TOTAL | 60 |
Segundo a CET, o cronograma informado é preliminar e poderá sofrer alterações. A companhia não informou detalhes da localização e do horário de funcionamento das faixas, que somam 60 km.
A gestão Haddad já implantou 59 km de faixas exclusivas. A meta inicial era entregar 150 km até o fim do mandato, mas anteontem o prefeito antecipou a meta para este ano e aumentou o número para 220 km.
"Todas as grandes avenidas de São Paulo vão contar com faixas exclusivas para aumentar a velocidade, melhorar a qualidade e diminuir o custo [dos ônibus]", afirmou o petista.
O anúncio pegou de surpresa técnicos da CET, que ainda não aprontaram todos os projetos.
Quando esse novo lote de 60 km for concluído, Haddad terá implantado mais faixas de ônibus que todos os seus antecessores. Quando assumiu, a cidade contava com cerca de 105 km.
A medida foi anunciada no mesmo dia em que Haddad cancelou a licitação do sistema de transporte, estimada em R$ 46 bilhões, e prometeu assinar o contrato das obras de 66 km de corredores de ônibus. (ANDRÉ MONTEIRO)
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