Com faixas de ônibus, corredor norte-sul volta a registrar trânsito bom em SP
No terceiro dia de faixa exclusiva de ônibus no corredor norte-sul em São Paulo, o trânsito voltou a fluir de maneira satisfatória entre as avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães e Washington Luís.
Ao contrário dos dois primeiros dias, quando a reportagem da Folha demorou cerca de 1h30 para percorrer o trecho do centro até o aeroporto de Congonhas, de ponta a ponta nos dois sentidos de carro, hoje a situação está bem mais tranquila. Nesta quarta-feira (7), foram necessários cerca de 20 minutos para percorrer o trecho entre o túnel Anhangabaú e o viaduto sobre a avenida Roberto Marinho.
No sentido contrário, foram necessários 40 minutos para percorrer todo o caminho onde houve a segregação de faixas para os coletivos. No total, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), havia, por volta de 10h50, 1,7 km de lentidão tanto no sentido zona sul quanto no sentido zona norte.
Na segunda-feira, no mesmo horário, a CET registrava 8km de congestionamento na direção do centro de São Paulo. Ontem, o problema foi no sentido bairro, quando, por volta das 10h, o congestionamento seguia da praça da Bandeira até o aeroporto de Congonhas, trecho de 8 km.
Hoje, quem deixava a região de Moema e utilizava o corredor das avenidas Moreira Guimarães, Rubem Berta e 23 de maio enfrentava lentidão desde o viaduto Indianópolis até o complexo Viário João Jorge Saad. No sentido Interlagos, o congestionamento seguia da alça de acesso a avenida Ibirapuera até o viaduto Indianópolis.
Foi possível perceber também um respeito maior dos motoristas com as faixas exclusivas de ônibus. A reportagem da Folha flagrou poucos carros invadindo a pista destinada exclusivamente aos coletivos ao longo de todo o corredor norte-sul.
FLUIDEZ NAS FAIXAS
A CET elaborou um estudo preliminar de velocidade média ao longo do corredor norte-sul. Os dados indicam uma melhora de 58,8 % na média de velocidade dos ônibus no pico da manhã em comparação com amostragens feitas antes da implantação da faixa exclusiva neste trecho, que começou a operar na segunda-feira (5).
A medição realizada nos dias 31 de julho, uma quarta-feira, e nos dias 1º e 2 de agosto, quinta e sexta-feira, respectivamente, apontam uma velocidade média de 15,16 Km/h no corredor. Este período pesquisado está inserido no calendário de férias escolares, quando deixam de circular pela cidade 20% da frota circulante, que é de 3,8 milhões de veículos.
A partir da instalação da faixa, os coletivos passaram a trafegar a uma velocidade média de 24 km/h.
INTERDIÇÕES
Após os congestionamentos da estreia da nova faixa exclusiva de ônibus no corredor norte-sul, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) criou ontem um "plano B" para melhorar a situação.
Agentes montaram dois bloqueios na região de Moema, obrigando os carros a fazer percurso maior para acessar a av. Moreira Guimarães. Os veículos que seguiam pela Avenida Ceci, no sentido da Avenida Moreira Guimarães, foram direcionados a entrar à direita na Rua Apetupás, à esquerda na Avenida Indianópolis até chegar na Avenida Moreira Guimarães e demais vias do bairro de Moema.
O objetivo da ação foi melhorar a circulação nessa via, uma vez que, com a implantação da faixa exclusiva à direita, os veículos faziam um entrelaçamento, interrompendo o fluxo dos ônibus.
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