Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Nus, ciclistas fazem protesto na região central de São Paulo

Publicidade

Nus ou vestindo trajes mínimos, cerca de cem ciclistas participam de um protesto que percorreu ruas e avenidas de São Paulo na noite deste sábado (15).

Trata-se da "Pedalada Pelada", realizada anualmente na cidade desde 2008. No último final de semana, o evento foi realizado em outras quatro capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Organizado por meio de redes sociais, o código de vestimenta do evento é "tão nu quanto você ousar".

Parte dos participantes, mais ousados, pedalam completamente nus. Outros usam apenas máscaras, e também há quem esteja apenas de calcinha ou cueca. Mas todos de capacete.

O objetivo do passeio é protestar contra a vulnerabilidade dos ciclistas no trânsito e a mobilidade urbana baseada em veículos poluentes.

Com slogan "obsceno é o trânsito", os participantes são encorajados a escrever mensagens de conscientização no próprio corpo.

A concentração começou por volta das 18h na praça do Ciclista, na avenida Paulista, e o passeio partiu às 20h. Os ciclistas saíram por ruas da região e devem encerrar o protesto na Vila Madalena (zona oeste).

Ao cruzarem a movimentada rua Augusta, o grupo chamou a atenção dos clientes dos bares e casas noturnas da via. Houve um princípio de tumulto quando o manobrista de um restaurante tentou forçar passagem entre as bicicletas.

A pedalada pelada surgiu em 2004 no Canadá, com o nome de "World Naked Bike Ride".

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Top of Mind

Siga a folha

Envie sua notícia

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Folha Shop

Geladeiras Geladeiras Frost Free, Duplex, a partir de R$ 862,20

Notebook Notebook Trabalhe, estude, jogue, a partir de R$ 769,00

Celulares | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página