Parceria entre USP e prefeitura vai estimar benefício de faixa de ônibus e ciclovia
A Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e a Secretaria de Transportes de São Paulo firmaram parceria nesta sexta-feira (8) para elaborar estudos sobre o impacto da mobilidade urbana na saúde pública.
O objetivo é calcular, por exemplo, como mudanças no trânsito resultam em aumento ou redução na emissão de poluição, acidentes de trânsito e no risco de doenças.
Uma das possibilidades enfatizadas pelo secretário de Transportes, Jilmar Tatto, é estimar os benefícios da implantação de faixas exclusivas de ônibus e ciclovias –bandeiras da gestão Fernando Haddad (PT).
Ele disse que cerca de três milhões de usuários de ônibus foram afetados pela implantação de 348,7 km de faixas exclusivas e que a redução média no tempo de viagem foi de 38 minutos por dia.
Segundo o médico Paulo Saldiva, especialista em estudos sobre saúde e poluição e que será um dos coordenadores da parceria, o tempo menor dentro dos ônibus representa menos exposição à poluição e ao stress do trânsito.
Esse impacto, segundo ele, será medido tanto em termos financeiros (quanto a saúde pública economizou) quanto em termos de vidas humanas (quantas vidas foram salvas).
Ele afirma que no fim deste ano os primeiros resultados poderão ser conhecidos, mas que o trabalho deve ser de longo prazo para resultar em análises cada vez mais complexas.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Acompanhe toda a cobertura dos blocos, festas e desfiles do Carnaval 2018, desde os preparativos
Tire as dúvidas sobre formas de contaminação, principais sintomas e o processo de imunização
Folha usa ferramenta on-line para acompanhar 118 promessas feitas por Doria em campanha