Rodovia Rio-Santos deve ter trânsito pesado até 2018
Com mais engarrafamentos a cada ano, o trecho paulista da rodovia Rio-Santos, que margeia o litoral norte do Estado, deve continuar congestionado na alta temporada até, pelo menos, 2018.
Embora esteja nos planos dos governos federal e estadual desafogar a estrada, obras anunciadas há anos só devem começar a sair do papel no próximo verão.
Além disso, alguns dos trechos mais críticos, como os que passam por São Sebastião, não serão duplicados. O governo estadual alega que a obra não é necessária porque a duplicação da Tamoios vai amenizar o trânsito na região.
Nesta segunda-feira (19), serão abertas as propostas das empreiteiras para a reforma de 9,5 km em área urbana de Ubatuba, entre Praia Grande e Perequê-Açu. O projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes propõe a duplicação da pista e a criação de marginais para trânsito local.
Zanone Fraissat/Folhapress | ||
Carros parados na rodovia Rio-Santos, no sentido São Paulo |
"Nosso estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental recomendou a duplicação em Ubatuba, em Angra dos Reis e na saída do Rio de Janeiro. O restante está em análise operacional", afirma Nilson Franco Martins, supervisor do órgão em Taubaté.
Quando a vencedora da concorrência for anunciada, terá um prazo previsto de três anos para concluir a obra –sujeito a eventuais atrasos. O custo é sigiloso.
Já o governo estadual anunciou investimento de R$ 300 milhões, financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), para obras que devem começar no segundo semestre de 2016 –entre elas, a duplicação do trecho Santos-Bertioga.
No entanto, os projetos executivos tiveram a conclusão adiada para este semestre, em mês indefinido.
Uma das obras previstas é a contenção de encostas entre São Sebastião e Bertioga e recapeamento da pista –tentativa de solucionar outro entrave da rodovia, principalmente no período de chuvas.
Desde a véspera do Natal, a Rio-Santos está parcialmente interditada no km 147, onde uma rachadura se abriu no asfalto após as chuvas que atingiram a região naqueles dias. Não há previsão para a reabertura completa.
A expectativa do Departamento Estadual de Rodovias é que algum alívio seja sentido entre São Sebastião e Caraguatatuba no período entre janeiro de 2016 e junho de 2017, quando a duplicação dos contornos da Tamoios deve ficar pronta.
Na SP-55, as obras devem ficar prontas entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018.
Como a construção da Rio-Santos tem um histórico de questionamentos ambientais, entidades ligadas à causa prometem acompanhar os projetos para a região e as audiências públicas.
"Essa pista foi completamente malfeita nos anos 70. Aterraram mangues e fizeram cortes que nunca fariam com a tecnologia de hoje. Ficou meio provisório para sempre", diz Mário Mantovani, diretor de políticas públicas da ONG SOS Mata Atlântica.
Colaborou JULIANA COISSI
Editoria de Arte/Folhapress | ||
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