Aplicativo cresce na periferia de SP com espera menor que a de táxi
Moacyr Lopes Junior/Folhapress | ||
Francisco Pereira elogia os "carrões" do aplicativo Uber |
Há seis meses, os vizinhos do segurança Francisco de Assis Pereira, 46, estranharam os carros de luxo que ele passou a usar na Brasilândia, na periferia da zona norte de São Paulo. "Já peguei Jetta e Corolla", conta sobre os carros do aplicativo Uber, que ele diz ter passado a usar após a indicação de uma amiga.
Moradores de áreas afastadas do centro da cidade disseram à Folha ter passado a usar o aplicativo recentemente porque o tempo de espera é menor em relação aos táxis e os motoristas são "mais educados e atenciosos".
O professor Rodrigo Quinalha, 31, morador da Vila Matilde, na zona leste, diz que o maior empurrão para começar a contratar motoristas do aplicativo de "transporte particular" foi a qualidade do serviço prestado.
"Quando tem rodízio ou minha mulher está usando nosso carro, sempre uso o Uber. É um pouco mais caro porque uso o 'black' (versão de luxo), mas compensa. Os motoristas perguntam até se a temperatura do ar [condicionado] está boa. São detalhes que fazem a diferença", diz.
Para Quinalha, a maior parte dos taxistas "se acomodaram com o tempo." O professor conta que usa o aplicativo cerca de 20 vezes por mês e até fingiu estar pegando carona quando foi abordado de forma agressiva por um taxista durante uma corrida de Uber.
"Ele [taxista] perguntou se eu estava em um Uber, mas neguei para proteger o motorista. É uma oportunidade de emprego e evolução", afirma.
A Prefeitura de São Paulo e a Câmara Municipal posicionaram-se contrárias ao serviço, pois o consideram uma forma irregular de transporte de passageiros. Sindicatos de taxistas em diferentes cidades do Brasil já realizaram protestos contra o avanço do aplicativo.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
TESTE
Durante três dias, a reportagem comparou os serviços de transporte particular na periferia da capital paulista. Em dois dias, o tempo de espera para um Uber foi menor em relação aos aplicativos Easy Taxi e 99Taxis.
Já no terceiro dia, os aplicativos de táxi foram mais rápidos do que o Uber.
A 99Taxis diz que o tempo máximo de espera é de cinco minutos. O Easy Taxi garante que o tempo médio de chegada é de menos de três minutos, mas pode variar de acordo com o volume de demanda, táxis disponíveis e condições de trânsito.
O porta-voz do Uber no Brasil, Fabio Sabba, diz que empresa estuda criar uma nova modalidade do aplicativo para atender a periferia.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Acompanhe toda a cobertura dos blocos, festas e desfiles do Carnaval 2018, desde os preparativos
Tire as dúvidas sobre formas de contaminação, principais sintomas e o processo de imunização
Folha usa ferramenta on-line para acompanhar 118 promessas feitas por Doria em campanha