Com crédito, agricultura familiar ganha espaço em feira agrícola
O valor recorde de R$ 2,6 bilhões em negociações na 20ª Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), não teve participação maciça apenas de produtos de luxo --como aviões, helicópteros, lanchas e camionetes-- e de grandes máquinas destinadas ao agronegócio.
A agricultura familiar, segundo a organização do evento, também registrou uma participação importante no volume de negócios gerados, graças, sobretudo, a linhas de financiamento público.
Vice-presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), João Marchesan não informou o total negociado no setor, mas apontou que ele ganha cada vez mais destaque na feira.
"Os fabricantes de máquinas agrícolas estão dando um foco muito importante na agricultura familiar. É um setor que tem andado bem."
Empresas com estandes na feira focaram nos pequenos e médios produtores, como por exemplo a Yanmar Agritech. Segundo Pedro Cazado Lima Filho, gerente de pós-vendas e marketing, a empresa produz máquinas segundo a necessidade do cliente.
"Adaptamos maquinários para cultivo de uva, café, hortaliça, maçã, cebola. O foco é atuar na mecanização da pequena propriedade e garantir renda aos produtores."
No estande da marca, as concessionárias esperavam vender 300 máquinas.
A Agrale também destina parte de seu portfólio à agricultura familiar. Segundo o gerente de vendas de tratores, Silvio Rigoni, a intenção é fixar o produtor do campo.
"Se o pai fica na fazenda e tem rentabilidade por meio da mecanização, o filho não vai se interessar em sair do campo. O foco é o jovem."
A expectativa da empresa era comercializar cerca de 30% mais do que em 2012.
O presidente e proprietário da Budny, fabricante de tratores e implementos de pequeno porte, Carlos Budny, disse que o setor vem registrando bom desempenho. A empresa catarinense produz tratores 100% nacionais.
A marca possui hoje 50 revendedoras --a meta, segundo ele, é dobrar neste ano.
A sueca Husqvarna ofereceu motosserras, roçadeiras, cortadores de gramas e tratores direcionados a pequenos produtores, que arrendam ou atuam em áreas onde há plantação de árvores destinadas a indústrias papeleiras.
A intenção era dobrar o volume de vendas, em comparação com a feira de 2012.
Márcia Ribeiro/Folhapress | ||
Máquina exposta na Agrishow, feira agrícola que movimentou R$ 2,6 bilhões em cinco dias em Ribeirão Preto |
FINANCIAMENTOS
Os gerentes, diretores e gestores dessas empresas atribuem ao programa Mais Alimentos, do governo federal, o sucesso das vendas para a agricultura familiar.
A linha de financiamento, liberada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, permite ao agricultor captar até R$ 200 mil para a mecanização de suas propriedades.
Desde 2008, o programa destinou para as fazendas mais de R$ 15 bilhões.
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