Alcance do futebol americano na TV brasileira cresce e já supera outros esportes
O caminho da popularização no Brasil parecia mais duro do que as trombadas em campo, mas a NFL (a liga de futebol americano dos Estados Unidos) rompeu barreiras no país, teve um crescimento na audiência e, hoje, já divide espaço até mesmo com o futebol de Messi e Neymar na televisão.
A nova temporada do campeonato começa nesta quinta-feira com a partida entre Denver Broncos e o atual campeão Baltimore Ravens, em Denver.
Nos últimos três anos, a ESPN (canal pago) registrou um crescimento de alcance de mais de 1,5 milhão. Os dados não representam a audiência, mas sim o número de pessoas que passaram pelo canal durante as partidas.
Em 2010 o canal teve um alcance médio de 2 milhões de pessoas durante a temporada que vai de setembro a fevereiro. Em 2013 esse número cresceu para 3,5 milhões.
Isadora Brant-05.fev.2012/Folhapress | ||
Torcedores acompanham a final do Superbowl de 2012 em um restaurante de São Paulo |
O Esporte Interativo, outro canal que transmite jogos da NFL para o Brasil, estima que 27,4 milhões de pessoas assistiram a jogos do torneio em sua programação na última temporada. Em alcance médio, o torneio só perde para a Liga dos Campeões, maior torneio entre clubes do futebol mundial.
De acordo com o canal, o campeonato de futebol americano, considerado o principal esporte nos Estados Unidos, impactou 1,3 milhões de pessoas por jogo. Está à frente das partidas da Superliga de vôlei (com alcance de 1,1 milhão de pessoas) e da Liga Europa (um milhão). Já o Superbowl, realizado em fevereiro, foi visto por 2,6 milhões de pessoas no canal.
"Quando o Esporte Interativo colocou [o futebol americano] no ar, a adesão foi crescente e natural. Nossa missão de ajudar a popularizar o futebol americano no Brasil está em um bom caminho", disse Fabio Medeiros, diretor de Conteúdo do Esporte Interativo.
Nesta primeira semana de jogos, o fã de futebol americano poderá assistir a até sete partidas ao vivo das 16 que serão disputadas entre esta quinta-feira e a próxima segunda.
Prato cheio para diversos pubs e restaurantes espalhados por São Paulo, como o Applebee's, que tem um espaço reservado para transmitir jogos de esportes americanos, entre eles a NFL.
"O público aumenta ano a ano. Cerca de 60 pessoas comparecem por jogo", disse Alessandro Lopes, gerente da unidade do Morumbi Shopping, zona oeste de São Paulo.
O Buddies American Pub, localizado no Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo, também planeja passar mais jogos da NFL ao longo deste ano devido ao sucesso feito, sobretudo, no Superbowl.
"[O futebol americano] teve uma superaceitação. A casa costuma lotar [em dia de transmissão]. Cerca de 100 pessoas acompanhavam as partidas. Tem 60 lugares, 40 ficavam de pé. A gente até segurava os funcionários porque as vezes os jogos demoravam para acabar", disse Leonardo dos Santos Reis, gerente do Buddies.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade