F-1 tem acidente mais grave desde 2009
Ainda faltavam 13 voltas para o encerramento do GP do Japão quando a chuva, trazida pelo tufão Phanfone, começou a apertar em Suzuka.
Poucos minutos depois, dois acidentes, na mesma curva Dunlop, fizeram com que a F-1 presenciasse a mais grave ocorrência desde a batida que deixou Felipe Massa em coma após ser atingido por uma mola no capacete durante a classificação para o GP da Hungria, em 2009.
A vítima, desta vez, foi o francês Jules Bianchi, 25, da Marussia, que perdeu o controle de seu carro após aquaplanar na pista e se chocou contra a traseira de um guindaste estava no local para retirar o Sauber de Adrian Sutil, que escapara da pista apenas duas voltas antes.
Bianchi foi retirado do carro inconsciente e levado ao centro médico do circuito. Por conta da gravidade da lesão, porém, foi encaminhado ao Hospital Geral de Mie, próximo do autódromo japonês.
Operado para tratar do que a FIA chamou de "grave lesão cerebral", o francês foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo ao final do procedimento.
A Ferrari, time do qual ele faz parte do programa de talentos, informou que Bianchi respira sem auxílio de aparelhos.
O hospital, por sua vez, informou que distribuiria um boletim médico somente nesta segunda (dia 6) no Japão.
Desde o início do final de semana havia a preocupação de que a chegada do tufão a Suzuka prejudicasse a prova. A FIA chegou a consultar a organização para antecipar o GP para manhã do domingo, mas não recebeu autorização.
CRÍTICAS A SUZUKA
Ainda bastante chocados com a notícia do acidente após o fim da corrida, que foi encerrada nove voltas antes do previsto em razão da batida e foi vencida por Lewis Hamilton, os pilotos disseram que as condições da pista estavam bem complicadas.
Por conta da chuva, a largada foi dada com os carros atrás do safety car. Após duas voltas, no entanto, a direção da prova interrompeu a corrida e todos os carros voltaram ao pit lane.
A intensidade da chuva diminuiu e, 20 minutos depois, o GP foi retomado, outra vez atrás do carro madrinha. Após mais sete voltas, porém, o safety car deixou a pista e a corrida pôde enfim começar.
A chuva intermitente apertou na 40ª volta e, um giro depois, Sutil perdeu o controle de seu Sauber, iniciando a sequência de eventos que culminou na batida de Bianchi.
"A pista estava muito complicada de guiar e cinco voltas antes eu já estava gritando no rádio porque tinha muita água na pista. O safety car demorou demais para entrar", afirmou Felipe Massa, que chegou em sétimo lugar.
"Foi falta de sorte ele ter escapado ali e naquele momento", disse Sebastian Vettel, terceiro colocado –Nico Rosberg chegou em segundo.
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