Análise
Automobilismo de ponta não comporta molecagem e kkk
Divulgação | ||
Carro do piloto Cacá Bueno no pit de Interlagos, durante a temporada de 2015 da Stock Car |
Verdades: Cacá Bueno é o melhor piloto de sua geração na Stock, centrado e veloz, dono de um incrível talento nato, às vezes um pouco mais arrojado do que deveria. É o segundo piloto que mais títulos conquistou na categoria –cinco, atrás apenas dos 12 do eterno Ingo Hoffman–, o segundo em número de poles, o terceiro em vitórias.
Mais verdades: Cacá é o piloto mais odiado do automobilismo brasileiro. Pelos sucessos que acumulou, por algumas manobras controversas, pela personalidade forte. Pela língua solta. Pelas declarações de cabeça quente. E por ser filho de quem é –como se o pai entrasse no carro para acelerar.
Já vi a sala de imprensa (!!) de Interlagos vibrar com um problema de Cacá em prova decisiva.
Suspeitas: comissários, que também deveriam ser imparciais, não o são.
Esta Folha mostrou que, no mínimo, existe uma tremenda má vontade com Cacá e com Thiago Camilo. Este colunista acrescenta: com Ricardo Zonta também.
Pode haver má vontade do público. Pode haver má vontade dos colegas. Pode haver má vontade até de jornalistas –não é lá muito correto, longe disso, mas não afeta o resultado na pista.
O que não pode é haver preferências e rejeições por parte de quem decide corridas. Também não pode haver "molecagem", termo usado pelo comissário Clóvis Matsumoto para tentar justificar o tom jocoso da troca de mensagens.
Mas há –preferências, rejeições e molecagens–, o que ficou bem claro nas trocas de mensagens pelo WhatsApp entre os comissários.
Mentira: a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) escreveu em nota, na segunda-feira, que desde janeiro de 2009 nenhum piloto recebeu punição por aspectos técnicos. Em 2012, em Interlagos, Cacá e Daniel Serra foram desclassificados por irregularidades nos discos de freios, como bem lembrou o site Grande Prêmio.
Além disso, a defesa causa estranhamento por si só. Como pode uma categoria não punir ninguém por questões técnicas em sete temporadas? Todo mundo andou o tempo todo dentro do regulamento por tanto tempo? A Stock é melhor que a F-1? A explicação cheira mal, a emenda ficou pior que o soneto.
A Stock da TV é linda. Os autódromos parecem bonitos, os carros brilham, provas são bem disputadas. Mentira.
Quem já viu de perto sabe que é bem diferente. O automobilismo brasileiro é disputado em autódromos cheios de mato, com equipes trabalhando em boxes precários e, agora temos evidências, comandado por gente que faz "molecagem" e comete "kkk" em conversas no WhatsApp.
É hora de crescer. Automobilismo de ponta não comporta moleque.
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