Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (855) 15/09/2009 08h11
Igor Bevilaqua (855) 15/09/2009 08h11
Aos arrozeiros da "Serra do Sol"..., quem sabe o Lula e seus brilhantes asseclas, arrumem para vocês algum tipo de bolsa...???, poderia ser "bolsa do arroz"..., esse país e a justiça dele, são uma fraude..., não precisa ser muito inteligente para perceber as manobras dos digníssimos..., mesmo os apedeutas e os que tem cérebros dolentes conseguem. 4 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 15/09/2009 08h03
João Carlos Gagliardi (2328) 15/09/2009 08h03
"Protesto contra Lula termina com quatro presos e dois feridos em Boa Vista..."
Parece que finalmente, o Brasil está acordando...
Para minha surpresa, essa manifesrtação ocorreu logo em uma das regiões, tidas como reduto eleitoral da "maré vermelha".
É um bom e inspirador sinal...
10 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3063) 10/09/2009 17h08
Antonio Fouto Dias (3063) 10/09/2009 17h08
Sobre repasse de recursos aos povos indígenas no que se refere a saúde, nestes dis houve entrevista de um representante indígena que se manifestou afirmando de que não entende como os recursos não chegam ao seu destino, já que recebeu informações de que os mesmos sairam do Ministério da Saúde. 3 opiniões
avalie fechar
Rui Ventura (6) 09/08/2009 10h43
Rui Ventura (6) 09/08/2009 10h43
O Caso reserva Raposa/Serra do Sol, como a maioria das atitudes tomadas pelo Executivo com a maioria de apoio no legislativo em cizânia absoluta, e que faz o que convém aos aos presidentes de ambas as casas. É como a maioria das questões tratadas por nosso (des)governo uma atitude totalmente acéfala.
Não podemos esquecer que as palavras de um General ou melhor 2 generais da ativa precisam ser levadas em conta, pois com certeza eles de coisas e teem informações que nós, os eleitores não sabemos e nem precisamos. Mas qualquer pessoa que acompanhe noticias do continente pode perceber, que com o nosso País na mão de pessoas sem instrução e ou vivência, as fronteiras Norte precisam estar guarnecidas já que parece haver um acordo entre "guerrilheiros" claramente com as tendências ditatoriais, e que ultimamente veem se apoiando abertamente sem o menor receio ou preocupação em esconder isso do povo. Achando talvez, que como conseguiram deixar a Maioria sem instrução, não há no País mais nenhum Ser pensante. O que seria para eles a glória.
Já que assim lhes seria muito mais fácil instalar a desejada ESBÓRNIA, que já começaram com o Sucateamento do Legislativo.
Ainda temos pessoas como o General Heleno, e como o Senador Álvaro Dias, que não vão deixar este maravilhoso país se perder na mão de meia dúzia de analfabetos e oportunistas sem qualquer senso de dignidade e ou Honra.
Estava tardando a Aparição de um General se pronunciando fosse sobre que assunto fosse.
Ainda existem - É BOM
23 opiniões
avalie fechar
Adei Louzada de Moura (51) 27/06/2009 08h31
Adei Louzada de Moura (51) 27/06/2009 08h31
Como a entidade SODIUR, "reivindicava que os não índios, como os rizicultores, permanecessem na área" da RSS, postura que lhe confere a condição de mais brasileira e responsável do que as autoridades de Brasília; esperamos que agora, por ocasião da reunião mencionada, seus integrantes tenham uma participação ativa, não se deixando serem expulsos pela ONG "CIR" e propondo que, através de convênios, possam retornar à RSS, tanto os operosos rizicultores quanto quaisquer brasileiros de outras profissões que lá antes habitavam. Que trabalhem para viabilizar juridicamente esse retorno, de modo que, com sua presença, atrapalhem e impeçam a retirada sem controle de elementos da biodiversidade e dos minerais (nióbio, etc.). Esta retirada sem controle, e a futura formal separação do Brasil, no meu ver e sentir, é a razão última da feição atual do Art. 231 da CF/88, em função do qual a FUNAI esta a demarcar áreas enormes como "terras indígenas", designação que não deveria ser aceita pelos brasileiros, por se contrapor ao conceito de terra brasileira. Imagino que existam pessoas das cinco etnias que se sintam brasileiros e que se neguem a serem instrumentos dóceis de ONGs internacionalistas; que sintam motivação pelo retorno dos outros brasileiros injustamente expulsos. Se tal ocorrer, surgirão empregos, geração de renda e receita tributária, reintegrando ao Brasil a RSS. 18 opiniões
avalie fechar
Adei Louzada de Moura (51) 27/06/2009 08h18
Adei Louzada de Moura (51) 27/06/2009 08h18
Foi um desfecho lamentável esse que culminou na atribuição do território continuo de 1,7 milhão de ha. na área chamada Raposa / Serra do Sol (RSS). Esta região, de fato e a despeito de nossa superestrutura jurídica, deixou de ser Brasil, visto que vedada aos brasileiros em geral, onde lhes é negado o direito de ir e vir. Assim como já não era mais Brasil a reserva situada mais a oeste da RSS, algumas vezes maior que esta, a chamada Ianomâmi, designação espertamente empregada para designar todas as etnias que lá habitam, certamente em grupos esparsos e muito distantes uns dos outros; realidade que deixa liberada a exploração da biodiversidade e minerais (nióbio, etc.) pelos países desenvolvidos do hemisfério norte, sem que brasileiros atrapalhem. 19 opiniões
avalie fechar
Armando Malato (267) 26/06/2009 15h52
Armando Malato (267) 26/06/2009 15h52
Se as etnias indigenas estão se reunindo somente agora, para decidir o que fazer da área conquistada, chamada Rapõsa Serra do Sol, éporque de antemão, não tinham nenhum projeto visando a utilização deste território que vinha sendo ocupando em altas benfeitorias, por produtores de arroz e pecuaristas. Ninguem me convence que os silvicolas irão ter a mesma estrutura e tecnologia para aproveitar estas terras com a mesma desenvotura que vinha sendo feita pelos não indios. Agora começam a aparecer os impasses quanto a utilização da terra, por falta de entendimento entre eles mesmos. Tomara que daqui há alguns anos, esta região não vire morada, somente dominio de animais silvestres e terras incultas, para tristeza dos brasileiros e prejuizo de nossa produção. 14 opiniões
avalie fechar
Ricardo Drummond (27) 26/06/2009 09h27
Ricardo Drummond (27) 26/06/2009 09h27
A decisão de criar essa imensa reserva para quem nada planta e nada cria, só vai criar um país basco dentro do Brasil. Uma zona de litígio. Agora eles são senhores do território que receberam e podem fazer o que quiserem com ele, inclusive criar um país independente politicamente do Brasil. Quem garante é a declaração dos povos indígenas aprovada pela ONU. Agora, vamos raciocinar o porquê de se conceder terras a quem nada faz, a não ser vender madeira ilegalmente e extorquir agricultores e garimpeiros, além de se envolver com grupos estrangeiros, que são os verdadeiros interessados nesse processo. Temos que averiguar também a veracidade desses "índios" que usam calças jeans, tênis Nike, barba e celular na cintura.
A irresponsabilidade e demagogia dos nossos governantes é absolutamente inaceitável e preocupante.
Na era FHC o país era entregue a granel à iniciativa privada. Agora é entregue aos parasitas indígenas e estrangeiros, por tabela.
A minha proposta é que se entreguem carteiras de trabalho a esses preguiçosos e os mandem procurar o que fazer.
Parem o mundo, que eu quero descer!
21 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 18/06/2009 13h07
Alcides Emanuelli (2013) 18/06/2009 13h07
Vamos por partes:
Primeiro, se esta havendo desreito a ordem civel, se estão gerando violencia com perigo de morte, o responsavel é o Presidente do Brasil e ele tem que acionar o unico meio correto de instalar a ordem civil de direitos aos cidadões brasileiro, acionar o Exercito Brasileiro esse é o unico caminho inteligente e competente alem de legal para implantar a ordem publica.
Segundo, Se existem agricultores sem terras e estão sendo liderados por um monte de instituições, o Governo através dos seus Ministérios ligados a agropecuaria, e aos objetivos sociais, que devem ser um monte mais de 10 ministérios, tem que pegar 10 milhões de hectares desses 77 milhões que vão doar para grilheiros venderem em tres anos (um absurdo, um roubo oficializado) fazerem nessas terras a reforma agraria tão sonhada.
Terceiro, vamos fazer a reforma agraria, a instituição responsavel deveria ser o Banco do Brasil, ninguem precisa ganhar nada de graça, basta ter projetos de desenvolvimento agrario e financiamento, alem de assistencia tecnica pelos orgões competente nessa área.
Quarto, a reforma agraria em 10 milhões de hectares vai formar varias comunidades nessa região, vão ser criadas, cidades e vilas, com as estruturas necessária para uma vida com dignidade, como as estruturas basicas para uma sociedade viver, como: Centro social (ginasio, quadras polivalentes, espaço ecumenico, hospitais, escolas, prefeituras, e espaços comerciais privados).
O sistema cooperativismo para produção.
Só!facil
10 opiniões
avalie fechar
Adei Louzada de Moura (51) 16/06/2009 22h36
Adei Louzada de Moura (51) 16/06/2009 22h36
O Art.231- § 7º da CF/88 proíbe a prática do garimpo nas terras ditas indígenas.
Esta norma terá brotado da cabeça dos constituintes? Não creio. Certamente que foi plantada por nefastas ONGs ventríloquas de interesses estrangeiros. Penso que deveria ser permitido o garimpo na Amazônia, com controle estatal e cuidados ambientais, sem preconceitos, por ser atividade geradora de renda, de emprego, de receita pública. Na hipótese de que efetivamente vivam indígenas em áreas de garimpo, estes, ao invés de assassinos impunes de garimpeiros, como já ocorreu, seriam partícipes de uma atividade regulamentada e capaz de integrar pessoas e grupos de diferentes raças. Haveria integração, a marca de nossa história. Só que, para mudar a legislação e viabilizar tal prática, as autoridades nacionais dos três poderes precisariam ser firmes contra as ingerências externas. Sem deixarem de ser educadas, não poderiam se mostrar cordatas, maleáveis, flexíveis, dobráveis. Com sentimento de brasilidade, teriam de deixar de serem internacionalistas ou indiferentes perante nossos efetivos interesses, como nos corresponde pensar em face da atuação presente, que parece simplesmente colaboracionista.
9 opiniões
avalie fechar
Adei Louzada de Moura (51) 16/06/2009 22h22
Adei Louzada de Moura (51) 16/06/2009 22h22
Tenho escrito pequenos textos contra a demarcação de enormes reservas indígenas, tão inconvenientemente conceituadas como "terras indígenas" em nosso ordenamento jurídico, por ser tal conceito excludente, visto que se contrapõe a "terra brasileira"; este o único conceito aceitável. Contudo, sou favorável a que cada grupo ou tribo de autóctones disponha de área razoável que lhe seja destinada, que deveria chamar-se exatamente "reserva", e que jamais fosse demarcada com tamanhos contínuos absurdos equivalentes a países, como no caso da Raposa/Serra do Sol (l,7 milhão de hectares) ou da área Ianomâmi, algumas vezes maior. Sentir-me-ia um ingênuo se não concebesse que o esquema atual não estivesse sido comandado sob a batuta de países do hemisfério norte, interessados em subtrair áreas enormes aos brasileiros, proibindo a estes e reservando àqueles a exploração da biodiversidade e minerais (tungstênio, ouro, etc.). Haja vista que o Art.231- § 7º da CF/88 proíbe a prática do garimpo nas terras ditas indígenas. 5 opiniões
avalie fechar
Adei Louzada de Moura (51) 16/06/2009 19h52
Adei Louzada de Moura (51) 16/06/2009 19h52
Que termo horrível esse, "desintrusão." Uma palavra muito feia, pior do que qualquer uma considerada de baixo calão, porque esta significando expulsão de operosos brasileiros daquela grande área contínua de 1,7 milhão de hectares chamada Raposa/Serra do Sol (RSS), que era considerada inserida no Estado de Roraima. Ainda que, em face da superestrutura jurídica possam continuar dizendo, perorando que é território brasileiro, não o é, visto que proibida para brasileiros. Simula-se que é Brasil para que o mapa oficial do país continue com a mesma forma, para não criar polêmica, para que muitos continuem acreditando que somos ainda detentores de 8,5 milhões de km/2; mesmo porque seria muito impactante um novo mapa com, digamos, uma enorme mordida, com subtração das duas imensas reservas, a Ianomâmi e a RSS. Vem aí, possivelmente, outra subtração de mais uma parte do território nacional, aquela identificada pelo nome Cue-Cue/Marabitanas (algo como c. metade da RSS), junto às fronteiras de Venezuela e Colômbia. 3 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (324) 16/06/2009 09h30
paulo cezar (324) 16/06/2009 09h30
Essa demarcação foi um dos maiores equivocos do governo Lula. Espero que pelo menos uma parte deste erro seja corrigida pela lei que pretende regulamentar a exploração de recursos naturais em terras indigenas. Isso se as ONGs estrangeiras não falarem mais alto que a voz tímida e confusa do povo, que ainda por cima tem sua formação de opnião distorcida por uma mídia errática, mercantil e parcial. 9 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 15/06/2009 23h01
João Carlos Gagliardi (2328) 15/06/2009 23h01
A imbecilidade da Raposa Serra do Sol, foi apenas o primeiro pedaço do Brasil, que foi dado a estrangeiros.
Os índios, serão apenas ocupantes passageiros.
Os militares, sabem exatamente o que está acontecendo na Amazônia e vergonhosamente se calam...
Para estes "melancias", sugiro que troquem de farda.
Essa que estão usando, vocês não estão a altura de honrar.
14 opiniões
avalie fechar
J. R. (1258) 10/06/2009 11h16
J. R. (1258) 10/06/2009 11h16
Veja como estamos desinformados com relação ao movimento mundial de cerco à amazônia, coisas importantes vão acontecendo e estamos com os olhos vendados. No YouTube saiu uma reportagem da aljazeera que faz uma reportagem no meio da floresta e de quebra entrevista no exterior aqueles que fazem parte da orquestração (busque "Brazil's indigenous want more land - 10 Jun 09"). Porque nossa imprensa não vai atrás de algo que nos valha a pena? Começo a pensar que não é "nossa imprensa". AP, Reuters, EFE acobertarm a serviço de quem? O movimento indigena peruano ameaça se espalhar pela amazônia brasileira, quem os está financiando e orientando, e como se vê já há uma politização, com apoio do MST. 10 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 09/06/2009 23h24
Alcides Emanuelli (2013) 09/06/2009 23h24
Interessante o debate de quem coloniza quem e a força a luta pelo poder que tem dentro do bicho homem.
Mas vamos transpor épocas e vamos chegar nos dias de hoje, onde colonizadores e imperialistas ainda existem com mais força e poder e em maior numero.
Se tivermos um pouco em pensar vamos começar pela nossa America esse continente aqui onde vivemos e vamos ver que temos em todos os paises que a compõe Nações sendo colonizadas pelos seus governantes, que cada vez ficam mais ricos e o povo mais dependente deles e vivendo em um submundo social.
E o Brasil nossa Patria amada o que é esse sistema!
Será que não é uma colonia de um Partido o PT ou de varios partidos.
Os menbros do PT não trabalham, não produzem nada e estão bem empregados, legislando e inventando cada vez mais empregos com altos salarios para eles e em contraposição, mantem na miséria com esmolas assistencialistas 36 milhões de contados como massa de manobra para alcançarem o poder por toda a existencia da raça humana.
Somos escravos de um poder de uma Aristocracia emergentem formada em sindicatos e hoje dona do Partido politico do Poder.
Isso sim eu chamo de colonialismo do corporativismo sem ética e vergonha na cara,
Uma violencia que em nenhuma guerra mundial mata tanta gente como os 40.000 mil que são assassinados no Brasil, imaginem daqui a 10 anos se continuar assim será mais de 1 milhão de pessoas assassinadas por mãos, por leis, por politicas de politicos inconsequentes.
Estamos sendo colonizados.
17 opiniões
avalie fechar
Sergio Torres da Silva (174) 05/06/2009 20h26
Sergio Torres da Silva (174) 05/06/2009 20h26
Cara Sonia Souza,
Ser contra qualquer tipo de colonização é muito pouco.
Para que isto não aconteça, é preciso estar apto para evitá-la.
Nenhum povo é ou foi colonizado por ser a favor de ser conquistado.
Assim o foi pq. não consguiu impedir.
E louve-se a bravura e o espírito de luta de todos aqueles que uma vez colonizados, buscaram sua independência.
Certo ou errado, a humanidade é assim, o vencedor sempre escreveu a história e continuará a escrever.
1 opinião
avalie fechar
Rodrigo Marcato (248) 02/06/2009 12h03
Rodrigo Marcato (248) 02/06/2009 12h03
Cara Sonia Souza, uma leitura mais atenta do meu comentário permitiria que você concluisse que estou falando de mandar a todos nós para Marte ou a Lua e deixar o Brasil para os índios. Na íntegra o que eu disse foi "Caso concordemos com princípios históricos para justificar a posse de terras então nós brasileiros e todos os outros povos das Américas (à excessão dos índios, obviamente) teremos que viver em outro planeta". Brilhante entendimento aparentemente é o seu, que posso atribuir à má vontade. 7 opiniões
avalie fechar
Sonia Souza (32) 29/05/2009 15h32
Sonia Souza (32) 29/05/2009 15h32
Em tempo, Sr. Rodrigo Marcato:sou contra qualquer tipo de "colonização" 4 opiniões
avalie fechar
Sonia Souza (32) 29/05/2009 15h27
Sonia Souza (32) 29/05/2009 15h27
Caro Rodrigo Marcato. Boa tarde! Pelo seu brilhante entendimento, os índios brasileiros teriam a Lua ou Marte como alternativas habitacionais. O Planeta Terra vai agonizar e aqui sobrarão apenas pensadores ilustres, uma maneira delicada de dizer "usurpadores". 5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página