Publicidade

Dinheiro

Carga tributária

A base da arrecadação no Brasil é mais forte na chamada tributação indireta, ou seja, embutida em alimentos ou bens de consumo.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6
Comentários dos leitores
ireny vaz (43) 30/06/2009 22h59
ireny vaz (43) 30/06/2009 22h59
Gente incrivel:
petrobras tem a gasolina mais barata do mundo:
litro: 0,85.
ai vem:
ICMS ESTADUAL: 35%
SÃO OUTROS 0,85, ou seja a petrobras dá um duro danado e, o estado vem e rouba sem fazer nada nada, o mesmo valor.
CIDE cofins federal: 14%. eita cide do fhc e o lula reduziu mas mantém.
Depois passo mais.. ah fonte:
composi price (pagina petrobras. com.br)
11 opiniões
avalie fechar
sergio barbosa (169) 30/06/2009 22h04
sergio barbosa (169) 30/06/2009 22h04
Em TUDO só de ICMS estadual, você paga de 18 a 27%.
Veja assunto aqui na própria folha :
Num belo trabalho acadêmico feito por nossa equipe como tcc, assistido pelo mais completo doutor "o cabeça" em economia aqui da Unicamp, ficou claro que a carga tributária tendo como vorazes os governos federal, estadual e municipal, tem no que tange aos diversos impostos os MAIS PERVERSO, como sendo o ICMS, não que não deveria existir mas, elevado, extrapola o bom senso fiscal/ tributário.
Vejamos então:
Em tudo você paga cerca de 18 a 27% a título de ICMS estadual.
Carro:
imposto federal: 5 a 11 %
estadual ICMS: 18 A 27%
IPVA ESTADUAL + MUNICIPAL: 4% a cada ano.
nota: Antes de rodar, carro, só de imposto estadual gira da ordem de 22 a 29%.
Gasolina:
imposto federal: 14%
ICMS ESTADUAL :35 %
Linha BRANCA:
IMPOSTO FEDERAL: ZERO a 5%
ICMS ESTADUL : 18 a 22%
Ou seja, na COMPETIÇÃO entre ESTADOS com a ARRECADAÇÃO FEDERAL, a CARGA TRIBUTÁRIA EXPLODIU, DE 1992 aos dias de HOJE ( de 24,6 pra 38,45% em média, do PIB).
Outro ESTUDO REALIZADO, proca que com ICMS em exorbitantes 35% nos COMBUSTÍVEIS, tem se então o maior motivo pra SONEGAÇÃO e ADULTERAÇAO relativos a este segmento, ora praticados .
TRISTE.
12 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1657) 30/06/2009 18h33
Rui Ruz Caputi Caputi (1657) 30/06/2009 18h33
Trabalhamos 10 dias por mês para sustentarmos essa camarilha que só pensam em seus proprios umbigos. Ainda se desses 10 suados dias pagos coercitivamente resultasse algum beneficio....
Temos que mudar isso! desoneração tributária é a palavra: só votarmos em quem se comprometer a diminuir essa pesada e improdutiva carga sobre os lombos dos pobres. Isso vale para eleiçoes municipais, estaduais e federais, coda qual dentro de sua competencia tributária.
1 opinião
avalie fechar
Gilberto Rossato (30) 30/06/2009 18h29
Gilberto Rossato (30) 30/06/2009 18h29
O IPEA diz que os ricos devem pagar mais impostos que os pobres. Eu acho que todo cidadão deve pagar o imposto justo pelo que êle tem como contrapartida. O mínimo desejável é: SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA que nem os pobres nem os ricos tem atualmente . Após pagarmos,todos, o dinheiro mal utilizado pelos governantes ainda temos que pagar : o vigia da rua, o seguro saúde, a previdência privada (quem pode), o guardador de carros, a zona azul, os pedágios, etc..etc...etc. 4 opiniões
avalie fechar
jose cesta (199) 30/06/2009 18h10
jose cesta (199) 30/06/2009 18h10
NUNCA VI O lula TOCAR NESSE ASSUNTO E EU QUE PENSAVA QUE ELE GOSTAVA DOS POBRES.
MAS EU ACHO QUE É PORQUE ÊLE NÃO LÊ JORNAL NEM VE TELEVISÃO, NÉ?
5 opiniões
avalie fechar
Para o Presidente não devemos nos preocupar com coisas menores que acontecem no Legislátivo, temos que pensar em coisas mais importantes, CONCORDO EM GENERO, NÚMERO E GRAU. Temos que nos preocupar em pagar esta carga tributária gigantesca para manter a mamata pública em cima do erário público, em manter os políticos voando com as respectivas cuecas recheadas de dinheiro público (vulgo nossos impostos pagos) muito bem acompanhados de parentes, namoradas e outros penduricalhos. Obviamente esta carga tributária não deve preocupar a eles e ao Presidente já que não existe por parte deles nenhuma vontade política em diminuir esta carga tributária que beira a extorsão. 1 opinião
avalie fechar
José Maria Cancelliero (2) 28/05/2009 14h01
José Maria Cancelliero (2) 28/05/2009 14h01
A impiedosa legislação tributária brasileira continua mexendo no bolso do cidadão para arrancar praticamente a metade de tudo o que ganha com esforço e suor.
Desde 1º de janeiro até agora, final de maio de 2009 o brasileiro trabalhou só para alimentar os cofres governamentais. Este excesso de carga tributária mostra bem o choque entre as necessidades da nossa gente e os interesses dos governantes. O povo não suporta mais tamanho jugo. Quando o excesso de impostos vira destaque, há sempre quem acene para uma revolução tributária. Enquanto não vem, o brasileiro vê o seu dinheiro minguando com a sua dignidade - e o que é pior - junto ao seu poder em esboçar alguma reação.
José Maria Cancelliero
Presidente do Centro do Professorado Paulista - CPP
Piracicaba - SP
sem opinião
avalie fechar
Julião Villas (196) 25/05/2009 23h00
Julião Villas (196) 25/05/2009 23h00
145 dias trampando de graça pra pagar impostos
364 dias de palhaçada
1 de folga.
origado pelo dia Dia da Liberdade de impostos, ano que vem façam logo a Semana.
5 opiniões
avalie fechar
Alexandre Araújo (5) 25/05/2009 21h53
Alexandre Araújo (5) 25/05/2009 21h53
Só não entendo o porque de: depois que eu pago, PIS, COFINS, ICMS, IPVA, IPTU, ISS etc etc... eu ainda tenha de pagar IRPF sem descontar o que já direcionei para os impostos durante o ano. 2 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2314) 25/05/2009 21h03
João Carlos Gagliardi (2314) 25/05/2009 21h03
Imposto é igual a roubo no Brasil.
Tem outra forma de explicar o que acontece aqui?
Quando tomam o seu dinheiro e não dão nada em troca, você chama isso do que?
De roubo.
Praticamente, tudo é mais caro aqui se comparado com produtos similares no exterior.
A gasolina, da "fantastica" Petrobras, maior fonte de recursos para a máquina petralha, é a mais cara do mundo. E olhe que a nossa gasolina, já vem "batizada" com etanol...
Nossos caros, custam quase o dobro do que lá fora...
E por aí vai, a carga de impostos é brutal e vai apenas para os largos bolsos do governo, e de lá não sai mais.
E tem gente que ainda acredita nestes trambiqueiros...
Como é que pode...
5 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (347) 25/05/2009 18h02
Eduardo Giorgini (347) 25/05/2009 18h02
Imposto serve para pagar salários e regalias do pessoal do governo.
Programa Fome-Zero e Bolsa Família monstraram ineficazes como programas sociais.
O indivíduo continua na pobreza e , pior que antes, depende de mesadas do governo e estimula a acomodação.
Em contraste, temos os altos salários de certas categorias de funcionários e regalias. Próprio governo financiando a desigualdade e criando uma "casta" de previlegiados.
Dai o governo, agora, quer "socar" estudantes sem critério nas universidades federais, como se a desistência fosse ser zero e a qualidade mantida.
Outra discussão tola: A Petrobrás, que para a maioria dos brasileiros nem faz diferença sua existência.
Escândalos, esquemas de corrupção, coorporativismos e mesmo assim a população aprova o governo PT com 70%.
Governo não seguindo a Constituição Federal, possibilidade de terceiro e quarto mandato,etc,etc.
Como pode?
Quando mais o PT faz falcatruas, mais a população aprova!?
Brasil é um país "não-linear" e caótico.
11 opiniões
avalie fechar
Jonathan Bittencourt (1) 21/05/2009 12h23
Jonathan Bittencourt (1) 21/05/2009 12h23
Concordo com o Fabio Varejão,
Infelizmente, no Brasil, a classe média é a responsável por carregar o país nas costas. Trabalhamos 5 meses para pagar impostos, depois, trabalhamos mais 2 a 4 meses para pagar o que deveria ser a funçao do Estado e, torcemos para poder utilizar o restante do recurso que temos para pagar as nossas demais despesas e ainda ver se teremos algo para o lazer.
Com certeza absoluta, a funçao do Estado é regular os mercados. Se isso for bem feito, a mão invisível funcionará muito bem (pois cabe ao Estado evitar dumping, controlar estruturas financeiras e empresariais... entre outros), agora, concordar que tudo está bem, é um passo para a loucura.
3 opiniões
avalie fechar
ANIBAL FAGUNDES (36) 20/05/2009 08h36
ANIBAL FAGUNDES (36) 20/05/2009 08h36
Atualmente no Brasil se constroi mais cadeias que escolas pois a criminalidade desse nosso povo só aumenta e acima do crescimento da população, sem falar da nossa famosa impunidade e facilidade em que o sujeito comete crime já sabendo que por pior que seja o crime este deixará a cadeia após cumprir um terço da pena e a elite brsileira dá maus exemplos a este povo tão carente de recursos, ademais os governos que sucederam a massa falida deixada pelos militares só ficram administrando as dividas e então tivemos duas decadas só pagando dividas e não investimos convenientemente na saude ,educação, segurança e ai está o resultado um povo que vê cada vez mais sua juventude mais pobre ser encarcerada porque rico não vai prá cadeia. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Nicola (1) 19/05/2009 21h50
Mauricio Nicola (1) 19/05/2009 21h50
Caro Fábio Varejão.
Deixa teu RG CPF no correio e te muda pro Haiti, meu chapa. Uma semana por lá e finalmente tu vai conseguir entender como realmente funciona a "mão invisível" do mercado.
6 opiniões
avalie fechar
Fábio Varejão (4) 18/05/2009 18h19
Fábio Varejão (4) 18/05/2009 18h19
Não preciso do Brasil pra nada! Se preciso de saúde eu pago, educação eu pago, andar em estradas boas pago, segurança pago.... onde assino ou onde entrego meu cpf e rg para deixar de ser cidadão brasileiro? 14 opiniões
avalie fechar
Abi Santos (42) 18/05/2009 17h26
Abi Santos (42) 18/05/2009 17h26
Por que não se fala sobre o confisco que o Tesouro (Banco do Brasil) fez das ações do BESC - Banco do Estado de Santa Catarina? Ações essas que estavam com o pequeno investidor, Por que será? Será que o Excelentíssimo Lulalá faz o que lhe convém? Prejudique a quem prejudicar desde que não seja um dos seus companheiros, claro!! Mas eu já fui um dos seus eleitores e hoje eu me sinto traído, desrespeitado, roubado! Como pode o governo "confiscar" as ações do BESC a um preço que não chega a 10% do valor que estava na Bovespa? E a CVM, acata tudo que vem do Planalto? 6 opiniões
avalie fechar
antonio cunha (6) 18/05/2009 16h50
antonio cunha (6) 18/05/2009 16h50
ola boa tarde povo da uol ja que voces coloca estes assuntos para ser comentado por favor,obriguem alguem que seja do meio politicos a ler os comentarios,que sao escritos por estes povos sofridos,que eu faço parte.a e se a folha uol tem algum poder.isista para alguem se manifestar.tem politicos que quer trabalhar.honestamente,mas os maus,politicos nao os decham.nos pagamos imposto cascata.ai nao da. 2 opiniões
avalie fechar
PAULO DE FAZZIO (8) 18/05/2009 16h37
PAULO DE FAZZIO (8) 18/05/2009 16h37
Nossa o que está acontecendo com a Cinderala! Será que deu meia-noite e nosso país vai voltar a realidade, o sonho de Lula Acabou!
E nem começou aparecer a podridão da PETROBRAS, o último favor apague a luz porque subiu 20%
2 opiniões
avalie fechar
Carlos José dos Santos (460) 18/05/2009 16h08
Carlos José dos Santos (460) 18/05/2009 16h08
"Arrecadação cai pelo 6º mês seguido e atinge R$ 57,7 bi em abril"
Na minha opinião, acho que deveria cair ainda mais, pois o dinheiro arrecadado está sendo utilizado de forma indevida, servindo a interesses pessoais e não ao serviço público como deveria ser.
Eu somente pago impostos para evitar ser preso ou ter meus bens confiscados.
Se os recursos não estivessem sendo desviados para gastos com passagens aéreas, pagamento de prostitutas, construção de castelos particulares, poços artesianos e telefones públicos em propriedades privadas de deputados, eu teria o maior prazer em pagar meus impostos.
Do jeitos que está essa baderna no Brasil, acho que todo povo deveria se negar a pagar impostos.
O povo já fez isso uma vez com o "Quinto dos Infernos" e poderia fazer novamente.
11 opiniões
avalie fechar
Paulo Ropque (1) 13/05/2009 10h59
Paulo Ropque (1) 13/05/2009 10h59
A arrecadação do governo aumenta sempre! Mas o governo usa métodos nada justos para isto. Por exemplo, assim como a tabela do IR para pessoas físicas raramente tem as devidas correções em função da inflação, a tabela de IR para microempresas, o IRPJ, também não é corrigida desde 1996. Um acúmulo de mais de 130% na inflação nestes 13 anos. E o microempresário brasileiro vai sendo espremido em vantagem de um governo ineficiente e corrupto. 8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (111)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca