Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflitos na Geórgia

O conflito entre a Rússia e a Geórgia eclodiu na noite da última quinta-feira (7), quando o governo georgiano lançou um cerco à Ossétia do Sul --que proclamou independência em 1992--, enviando tanques para a região separatista na tentativa de retomar o controle do local. Em resposta, a Rússia --que apóia a Ossétia do Sul-- tem bombardeado a Geórgia.


Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos
Comentários dos leitores
J Souza (165) 16/08/2008 13h22
J Souza (165) 16/08/2008 13h22
Olá Adriano Alves, eu agradeço e digo que te considero inteligente também, principalmente porque você mantém o nível do debate conforme também diz o Marcelo Couto Santos, abaixo. É um prazer debater com você. Sobre a comparação entre Kosovo e Ossétia, não se trata só do número de mortos. Em Kosovo e Bósnia houve uma política governamentalde genocídio. O extermínio das minorias era um programa de governo de Milosevic. Na Geórgia, não houve nunca tal política ao longo dos séculos. Não há registros históricos pelo menos de qualquer guerra ou genocídio de georgianos contra abkhazes-ossétios e vice e versa. Genocídio não é programa de governo da Geórgia. Eles querem retomar o governo sobre o seu território, reconhecido internacionalmente como seu até pela Rússia (até o momento). A interferencia russa em território soberano da Geórgia, com o armamento de milícias locais e exacerbando o nacionalismo acabou provocando violência. Primeiro 250 mil georgianos foram expulsos de suas casas na região separatista entre 1992 e 1993, por métodos violentos. Eram 52% da população local. E a Geórgia erradamente tentou uma revanche. Isso não é a mesma coisa que uma política de genocídio cometida ao longo de anos contra uma população minoritária. Se a Rússia é mesmo uma 'força de paz' então porque armou as milícias? Seria como se a ONU armasse os israelenses ou palestinos em vez de criar uma zona de proteção entre eles. 21 opiniões
avalie fechar
Sr. Juarez Ribeiro Batista, vc quem armou o Sudão, ora age com mão de ferro. Dá uma olhadinha na história, e vc vai deparar que o Sudão de Hj, é fruto da estupidez e arrogancia dos americanos, que é um povo que não respeita culturas locais.A maoiria do povo sudanez é islâmica. É um país rico em petroleo, mas as explorações só começaram recentemente. O massacre promovido lá é realmente inaceitavel, mas assim em qualquer guerra, e lá a guerra já dura mais de 46 anos, os vitoriosos de hj eram os oprimidos do passado. A america ainda vai ter o seu troco, esteja certo. americano. 71 opiniões
avalie fechar
marcio dinarte (1) 16/08/2008 12h07
marcio dinarte (1) 16/08/2008 12h07
Olá Marcelo Faria!!!
Se vc não sabe ,quem realmente ganhou a segunda guerra foram os russos.
Form nas batalhas de Leningrado e Stalingrado (as mais sangrentas da segunda guerra)que os exercitos alemães form aniquilados.
Estados Unidos é mais propagando do que verdade!!
43 opiniões
avalie fechar
Sr. Marcelo Faria, gostaria que fundamentasse essa informação que ora nos passa, ou seja, que o mundo é livre graças aos americanos. Como sei que esse seu argumento é frágil e meramente ideológico, vou lhe dar uma ajuda. O Mundo não é livre graças aos americanos, como vc afirma, o mundo é livre graças aos soldados Russos, cuja as perdas foram mais de 20 milhões, para livrar-nos de Hitler, aliás, o qual não vejo diferença alguma do busch, ou as políticas delles. Vc precisa estudar um pouquinho mais, suas informações estão deturpada, como a de alguns políticos que vc relaciona. Vc demonstra não ser nada diferente delles. Pois são produto da sua escolha, lembra? eleições?, voce votou, e se não votou, não tem porque reclamar. Já no exemplo de liberdade q vc cita, vc não votaria, a não ser que fosse vc alguem proeminente e se tornasse um delegado. No país que vc refuta guardião da liberdade, SÓ VOTA OS DELEGADOS, O POVO ENGOLE. E Elles se dizem democratas. Vc anda comendo muito enlatado americano,se informe. Esse país que vc defende, é composto por uma orda de assassinos, desonestos e mentirosos, além de arrogantes com o resto do mundo. Se quer respeitam as culturas dos outros, a liberdade que elles pregam, é somente para elles e cadeia pro resto, como vc. Não temos nada contra os americanos, só não os convidarei pro jantar. 24 opiniões
avalie fechar
Carlos Antonio Oliveira (18) 16/08/2008 10h14
Carlos Antonio Oliveira (18) 16/08/2008 10h14
Esse J.Souza tem argumentos realmente ridículos. Se alguém saiu fortalecido nesse epísódio foi a Rússia. Se houve alguem desmoralizado foi o ridículo presidente de Georgia, cuja oposição já declarou que após baixar a poeira iniciará um movimento para responsabilizá-lo pela ação desastrosa que lhes custou caro. Por tabela, o já desmoralizado e incompetente bush sai de cena com a desilusão de ser considerado o presidente com a pior avaliação da história americana e ter precipitado a queda do império que querem ser.
E ademais, os EUA sempre se cagaram de medo da Rússia e foram obrigados a 'engolir' o regime de Fidel bem embaixo das suas barbas. Recentemente dois episódios revelaram a fragilidade de sua pretensa superioridade militar que só funciona contra os párias. Os chineses explodiram um satélite acima da órbita dos satelites americanos mostrando que pode 'cegar' o sistema militar americano em caso de conflito. Caças russos de última geração invadiram diversas vezes o espaço aéreo da frota americana do pacífico sem ser detectados a tempo mostrando a ilusão do poderio marítimo na era aero-espacial. Os chineses já declararam que em caso de conflito com Taiwan a frota americana 'morre ', se intervir. E tem a SCO, uma aliança militer entre Russia, China, Tadquistão, azerbaijão. Turcomenistão e Casaquistão que forma um império bélico imbatível na Ásia. O problema da nossa mídia é pensar que o mundo é apenas o ocidente.
14 opiniões
avalie fechar
Adriano Alves (7) 15/08/2008 21h56
Adriano Alves (7) 15/08/2008 21h56
Sr. J Souza, sua comparação entre a independencia de Kosovo e da Ossetia esta baseada em numero de mortos, o que o mundo deve fazer entao, entregar a Ossetia aos assassinos georgianos e esperar que o numero de mortos ossetios chegue perto do de Kosovares? Ainda bem que a Russia nao pensa assim, interviu de forma rapida e nao esperou o massacre total da populacao da Ossetia perante os georgianos. A Ossetia gozava de uma autonomia em relacao a Georgia e como o Sr mesmo disse os confrontos eram esporadicos, mas graças a ação criminosa e revoltante das forças da Georgia este convivio não sera mais possivel. Alias o que leva o Sr. a crer que a população da Ossetia vai continuar a fazer parte de um pais que envia um exercito para acabar com ela? A vontade de independencia nao é minha nem do Sr. é do povo da Ossetia.
Referente a OTAN atacar a Servia o Sr. insinuou que não foi um ato isolado dos EUA e sim da OTAN. Não fico iludido com isso, pois os membros da OTAN seguem ordens a risca dos EUA.
Referente a Russia ser imperialista, eu te pergunto quantos paises estão invadidos atualmente pela Russia? Chamar a Russia de imperialista pega ate mal, chama ela de agressiva ou de temperamental, mas de imperialista nao da para engolir...ate entendo sua raiva contra a Russia, deve ter la seus motivos, mas chama-la de imperialista nao soa como algo inteligente...mesmo pensando diferente eu te achei inteligente e olha o mais inteligente agora é deixar a Georgia longe da Ossetia!
11 opiniões
avalie fechar
marcelo faria (4) 15/08/2008 20h05
marcelo faria (4) 15/08/2008 20h05
Nossa,acho engraçado como as pessoas se colocam contra os ESTADOS UNIDOS,como esse pais fosse o diabo a na terra.Mais se não fosse ele hoje seriamos cidadão de terceira e uma colônia da ALEMANHA de Hitler.A passividade da FRANÇA deu no que deu,vocês de saber.
Hoje a liberdade que nós temos é graça ao Estados Unidos.
O Brasil não sabe o que quer.Fica ali sempre na beira o que sobrar ele pega e sai correndo.
E vamos vivendo na delatora do MST.STF.PT.SARNEY.JADER.MARTA.REQUIÃO.ANA JULIA.MALUF.PITTA..... Será que a ditadura Militar era tão ruim assim?
16 opiniões
avalie fechar
Avelino Oliveira (9) 15/08/2008 19h31
Avelino Oliveira (9) 15/08/2008 19h31
Não tenho idéia de quem falou tal frase, mas calculo. "ameaça e intimidação não são métodos aceitáveis de conduzir uma política internacional no século 21."
Nem ameaça nem intimidação, a ordem é invadir mesmo, assim como fez Bush.
Saudações
6 opiniões
avalie fechar
J.Souza, vc é um ser estranho. "Conhece tudo" que os russos fizeram. Mas esquece da sua própria história, (quer dizer, se vc fizer parte dela, o que eu desconfio)ou faz de conta, dá uma de esperto. Vc não sabe quem foi que preparou o nosso GOLPE MILTAR DE 64? Vc acha que foi expontâneo?, Os seus compatriotas americanos, provavelmente de onde vc se comunica agora, deram uma Grande mãozinha. Lembra disso?, Não? então estude meu caro filhote do tio sam. Vc com certeza não perdeu nada e ninguém. Meu ignóbio infeliz, não é sem tempo que muitos pedem justiça. Assim como o povo da Ossétia, que foi surrpreendido, é, foi surpreendido mesmo, pois a maioria dos Gerogianos foram avizados e se retiraram antes, sem avizar nada ao vizinho Ossétiano. Vc acha isso digno, deixar seu próximo morrer? isso é omissão. e essa não tem perdão. Vc demonstra uma inteligencia buschiana, sacasviliana. Esperto né? Agora como resolver as questões dos gerogianos que perderam suas casas nessa guerra iniciada pela a georgia. Filhote do busch, o seu lider sacasvile, era a bem pouco tempo um Advogado em solo americano, foi pra georgia e se tornou presidente, com o mesmo chaveco do Collor, lembra? E vc acredita nelle. Voce pra mim é mal intencionado, ou desinformado. 36 opiniões
avalie fechar
Edison Filho (156) 15/08/2008 19h10
Edison Filho (156) 15/08/2008 19h10
Caro J Souza
Vc trouxe um punhado de fatos históricos, e se esqueceu "apenas" do principal. De nada adianta relembrar os crimes da Sérvia e a história independente da Georgia sem considerar a situação geopolítica atual. Fatos:
1) A Georgia tentou retomar o controle da região achando que a Russia nada faria contra um aliado dos EUA. Errou feio O presidente georgiano tem muito gogó e pouco tutano. Quem diz isso é a própria imprensa conservadora americana, que embora condene a atitude russa acha um absurdo que os EUA se aliem a um país liderado por uma figura dessas. Pra ser chefe de Estado é preciso no mínimo ter responsabilidade.
2) Os EUA não moverão uma palha pra ajudar a Georgia na Ossetia. Os russos entraram lá e não vão sair mais.
3) A Russia está se lixando pra situação de seus "conterrâneos" na Ossetia. O que ela quer é se proteger do famigerado "escudo de mísseis", uma das idéias mais imbecis e perigosas da história e que ressucitou de fato a Guerra Fria. Então pros russos é ocioso discutir quem tem razão: trata-se de segurança nacional, não direito internacional.
Até o mais simplório dos ianques sabe que a Russia está sendo cercada pela OTAN. Acontece que a Russia de Putin não é a URSS de Gorbatchev. Ela não vai aceitar passivamente a derrota e "implodir" sozinha. Ela vai reagir. Infelizmente, quem vai pagar o pato são os povos vizinhos, liderados por falastrões que negociam suas vidas em troca de um passe para a OTAN e alguns bilhões de dólares de ajuda externa.
24 opiniões
avalie fechar
marcelo couto santos (39) 15/08/2008 19h08
marcelo couto santos (39) 15/08/2008 19h08
Desanimo em ler os comentários postos neste espaço pelo baixissimo nível normalmente encontrado. Mas as vezes eu me surpreendo com comentários de alto nível e esclarecedores como o do Sr. J Souza. Se todos os "comentaristas" tivessem o nível do mesmo, seria muito mais proveitoso este espaço. 5 opiniões
avalie fechar
J.Souza, nem ouse, falar que vc é Pernambucano, pois este povo só gerou gente de grande inteligencia, e jamais, lamberia as botas do busch, esse tiranosinho, que todo mundo quer jantar crú. Meu caro J.Souza, somos todos livres para pensar e agir como nossa conciencia, no entanto precisamos de bom senço. Voce acha que os americanos tem? Voce não tem. Eu sei que uma guerra é muito triste e dolorosa, mas em muitas situações inevitáveis, assim, se por estupidez sua ou dos amricaninhos que voce lambe, eu faço questão de estar nela. Vou jantar primeiro, os simpáticos americanoides das redondezas, depois eu prometo, cuido delles. Não vejo a hora, Viva a Russia ! viva o mundo sem um dono, mas vários, inclusive nós. Pra sua informação voce só entra na inglaterra, se tiver muita grana, caso contrário vc fica aí onde está. O que vc acha disto? Aliás os ingleses são borra botas dos americanos que vc lambe, seu babaca. É esse o mundo que vc quer? Um mundo para os americanos e União Européia. Ou vc é burro mesmo ou tem os mesmo interesses que elles. IDIOTA. 13 opiniões
avalie fechar
J Souza (165) 15/08/2008 18h24
J Souza (165) 15/08/2008 18h24
O Sr. Juarez Ribeiro Batista tem razão. O Brasil tem que ser uma potência por si mesmo e não escolher entre ficar colonizado dos EUA ou da Rússia. Comunismo, revolução camponesa do MST stediliano, isso é atraso de vida. A não ser que alguém aqui almeje nosso país seja igual que o estagnado canavial castrista ou a fome que mata o povo da Coréia do Norte. Aqui alguns românticos Che Guevarianos ficam sonhando com a volta do comunismo enquanto que nem a China acredita mais nessa balela. Nosso país já vem se afirmando nas negociações de comércio internacional, liderando propostas de econômicas de impacto mundial, batendo firme e forte em Europa e EUA. Mas perdemos tempo com essa política medíocre de apoio a sandinistas, cocaleros e governos bolivarianos que apóiam aqueles criminosos-seqüestradores-traficantes-de-cocaína-disfarçados-de-guerrilheiros-esquerdistas, as FARC. E o Brasil ainda quer dar asilo político a esses traficantes. Qual o brasileiro que quer os Fernandinhos Beira-Mar colombianos hospedados aqui às nossas custas? Ninguém quer, exceto meia dúzia de saudosos do Marighella e alguns traficantes do morro. O Brasil tem que partir para conquistar seu espaço político para além da América do Sul em todos os fóruns mundiais frente a frente com EUA, Rússia, China e União Européia. Bater em americano é fácil, porque eles saem na chuva e é para se molhar. E o Brasil, até quando fica na postura confortável de atirar pedra no vidro dos outros? Tem que ir lá e fazer acontecer. 17 opiniões
avalie fechar
J Souza (165) 15/08/2008 17h31
J Souza (165) 15/08/2008 17h31
Sr. Adriano Alves: o Tribunal Internacional para os Crimes da Iugoslavia, constatou que o governo da Sérvia (à la russa) financiou e armou tropas e paramilitares sérvias dentro do território da Bósnia-Herzegovina e de Kosovo. Os genocidas sérvios causaram 110 mil mortos e 1,8 milhão de desabrigados, entre 199 . 27 mil mulheres e crianças bósnias assassinadas. Armas para a guerrilha kosovar: não houve interferência norte-americana. Em 1997 houve uma crise política na Albânia e albaneses se aproveitaram da bagunça e transferiram cerca de 300.000 armas albanesas para seus irmãos étnicos albaneses de Kosovo. Em Kosovo a Sérvia começou um massacre étnico como fez na Bósnia. O mundo inteiro se revoltou inclusive o Brasil. A OTAN (não só os americanos) já que Milosevic não atendia às determinações da ONU para interromper imediatamente o massacre e a expulsão de kosovares, agiu. O criminoso Milosevic foi considerado incriminado nos atos, capturado, morreu durante o julgamento pelos seus crimes. O criminoso Karadzic também foi preso este ano. Na Geórgia, podemos ser a favor ou contra do Shashkvili. Mas nem os imperialistas russos tem base para levar ele perante um tribunal por crime de genocídio. Fora confrontos esporádicos nos últimos 10 anos por causa do armamento russo às minorias, não se tem noticia de um ato de extermínio praticado pela Geórgia contra elas ao longo de 2.000 anos. Entregar Kosovo aos sérvios seria mortal. Reintegrar ossétios-abkhazes na Geórgia, viável. 13 opiniões
avalie fechar
Juarez Ribeiro Batista (13) 15/08/2008 16h13
Juarez Ribeiro Batista (13) 15/08/2008 16h13
Quanto aquele que falou de Kosovo criticando a postura da Otan em ter intervido naquela província, lembre-se que ali estava sendo feita uma limpeza étnica como na guerra da bósnia. Pelo visto vocês são a favor que uma população seja exterminada só por causa de diferença cultural ou racial. Os árabes no Sudão estão promovendo um verdadeiro genocídio contra a população negra daquele país visando arabizar o estado sudanês no sentido racial mesmo e o mundo não faz nada. Aliás, a situação é pior do que na Geórgia. E vocês vêm me falar de Kosovo, Palestina e Irã conforme os seus interesses ideológicos. Por que não falam nos curdos, nos chechenos, nos negros sudaneses, nos tibetanos, nos negros de papua oprimidos pelos indonésios e tantos outro povos. Não falam, porque o interesse de vocês é só atacar os EUA. 2 opiniões
avalie fechar
manoel barros netto (3) 15/08/2008 16h10
manoel barros netto (3) 15/08/2008 16h10
Luiz Gustavo, ao meu ver, não precisamos mais opinar a respeito de nada; você disse tudo em poucas linhas sobre: Russia, USA. Eu podia falar dos americanos; o mundo não tem ideia de suas pretensões. Eu morei no Iraque: havia guerra com o Irã. O Iraque bombardiava o Irã; estava tudo bem para os americanos. Quando a guerra foi para o Kuait os americanos tiveram um pé para invadir o Iraque. Pergunta-se: porque chamamos Golfo Persico? poderíamos chamar simplesmente de Golfo americano. O Kuait pertencia ao Iraque. Hoje é dos Americanos. Ele, mais os inglese fiseram o Kuaite logo após o descobrimento do petroleo... Vamos parar com essa prosa, e falemos de Brasil: eles vão mandar um representate da ONU para fazer uma avaliação da região Amazônica do jeito deles. Depois, mostra ao mundo que nós somos piores que todos. Não se engane: um dia haverá um país na Amazônia chamado Rapoza do Sól para dar apoio à 4° frota americana do Atlntico Sul... Quer mais? ele eram contra as 180 milhas que o Brasil revindicava; "não por causa do petróleo; mas por questão de segurança Nacional. Se não fosse o apoio da Russia e China, todo o petróleo das camadas presaes, nós não podíamos explorar porque não eram nossa. Quer mais? morei também em Portugal, (sem querer o fendê-los: eles diziam na minha cara que a Amazônia não é do Brasil... Se nossos irmãos de sanque e pele que nos deram esse pais tão belo falam assim, o que pensam americanos e Ingleses e os maus intencionados... 2 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (347) 15/08/2008 16h07
Leon Diniz Diniz (347) 15/08/2008 16h07
Contra fotos e imagens não há argumentos. Depois de um acordo de cessar fogo e retirada imediata da Georgia, soldados russos aparecem em imagem da televisão, atirando na população civil, assim como o fizeram baleando uma jornalista. Eles não querem sair sem antes de saquear tudo. A Rússia, faz como os americanos fizeram com as riquezas dos museus históricos de Bagdá, roubaram tudo o que puderam carregar. EUA e Rússia, são todos farinha do mesmo saco. Mas eles não perdem por esperar o dragão chines com a invasão ao Tibet já aprendeu na cartilha de ambos e logo estará pronto para desafiá-los cuspindo fogo nas ventas de Moscou e Washigton. 1 opinião
avalie fechar
Juarez Ribeiro Batista (13) 15/08/2008 15h51
Juarez Ribeiro Batista (13) 15/08/2008 15h51
Vocês não passam de um bando de recalcados. Vocês têm inveja do poderio norte-americano. Não conseguimos transformar este país tão rico como o Brasil numa potência e depois ficamos com esta viadagem. Para mim é vergonhoso, por exemplo, saber que um país como a Islândia tem um nível sócio-econômico muito superior que o Brasil. Teve um que comparou Kosovo com a Ossétia. Pelo seu argumento e dos russos então podemos pedir também a independência da Chechênia e de outras regiões que querem se separar do território russo. Deixem de ser hipócritas. Não se pode apoiar esta onda de separatismo, senão vai virar uma epidemia mundial e até aqueles países que ficam a favor dos movimentos separatistas vão ser alvos do mesmo mal. Na Rússia há muitos movimentos assim. Na Bolívia próxima ao Brasil ocorre o mesmo. Quero vir quando as nações indígenas tomarem mais consciência de seus direitos se vocês vão ficar a favor do separatismo delas. Ou se algum estado brasileiro quiser se separar e vocês emitirão opinão a favor. 27 opiniões
avalie fechar
Maria Dirce Cordeiro (66) 15/08/2008 15h45
Maria Dirce Cordeiro (66) 15/08/2008 15h45
Guerra instigada pelos usa para ter uma base militar na Polonia. 6 opiniões
avalie fechar
Pedro Egea (8) 15/08/2008 15h29
Pedro Egea (8) 15/08/2008 15h29
Espero que este espaço seja de muita utilidade
Peter
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (285)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página