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Propaganda de McCain compara Obama a Britney Spears e Paris Hilton
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da France Presse, em Washington
da Folha Online
O provável candidato republicano à Casa Branca, John McCain lançou nesta quarta-feira uma nova propaganda eleitoral contra seu adversário democrata Barack Obama, comparando o senador de Illinois a Britney Spears e Paris Hilton.
"É a maior celebridade do mundo", diz uma voz feminina em off enquanto desfilam imagens de Obama em Berlim entrecortadas com fotos das duas famosas louras. "Porém, será que ele está pronto para assumir o comando?", pergunta a locutora.
Enquanto continuam a desfilar as imagens de Obama em Berlim, a voz feminina afirma que o democrata se opõe à exploração das reservas de petróleo da costa americana e que quer aumentar as taxas sobre a eletricidade. "Mais impostos, mais petróleo importado do exterior: isso é o verdadeiro Obama", acrescenta a voz, antes que apareça uma foto de McCain afirmando: "Eu sou John McCain e aprovo essa mensagem".
McCain tem intensificado nos últimos dias suas críticas contra Obama em várias propagandas eleitorais divulgadas principalmente nos Estados considerados mais disputados na eleição presidencial de novembro.
Gastos
Tanto Obama quanto McCain têm tido gastos recordes com propaganda eleitoral. Segundo o Projeto de Propaganda da Universidade de Wisconsin, eles divulgaram mais de 100 mil comerciais para as eleições gerais, um número muito além do visto em qualquer campanha presidencial americana.
Neste mesmo ponto da disputa de 2004, o presidente George W. Bush e o senador democrata John Kerry tinham divulgado 77 mil comerciais.
O aumento significativo na quantidade de comerciais divulgados nas redes de televisão e rádio nacionais é em parte resultado do também surpreendente aumento nos valores arrecadados pelas campanhas de Obama e McCain que, segundo apontam analistas, pode ser a primeira campanha bilionária da história americana.
De acordo com o estudo, citado em reportagem do "The New York Times", os gastos de Obama superam, por uma margem pequena, os de seu rival republicano.
O senador democrata investiu US$ 27 milhões em comerciais desde que conquistou a nomeação partidária, com o final as primárias em 3 de junho. Já McCain gastou US$ 21 milhões no mesmo período, além de outros US$ 3,6 milhões investidos pelo Partido Republicano.
Mas se os gastos são similares, aponta o "NYT", a estratégia das campanhas para estes comerciais diverge muito em termos de conteúdo e local de exibição.
Obama destinou 90% de seus vídeos publicitários para mensagens positivas sobre si próprio e sua carreira. "O objetivo é persuadir as pessoas de que ele é um presidente de confiança", disse Ken Goldstein, presidente do grupo Projeto de Propaganda.
Por isso mesmo, o lado republicano destinou um terço de suas propagandas com mensagens negativas sobre o senador por Illinois, em uma tentativa de mostrar que os eleitores não podem confiar em Obama.
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Só assim pra se justificar esse Nobel a Obama, ou podemos ver como um estímulo preventivo a que não use da força bélica que lhe está disponível contra novos "Afeganistões" do mundo.
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