Mudo e em preto e branco, premiado filme espanhol torna Branca de Neve sombria
Muito antes de "O Artista" (2011) se tornar um fenômeno de crítica e público ou de adaptações de fábulas infantis virarem febre, o espanhol Pablo Berger já sonhava com seu "Branca de Neve" (2012), filme igualmente mudo e em preto e branco que estreia no Brasil na próxima sexta (5).
O diretor levou sete anos para conseguir juntar dinheiro e finalizar seu projeto, vencedor de dez Goya, principal prêmio do cinema espanhol.
O longa de Berger transporta o famoso conto infantil para a Sevilha do começo do século 20, quando os heróis do povo eram os toureiros, e Antonio Villalta (Daniel Giménez Cacho) era o maior deles.
O belo preto e branco cai bem a uma história que nada tem de infantil -é, ao contrário, bem sombria.
Numa sequência de pequenas tragédias, Villalta sofre um acidente de trabalho; sua mulher, prestes a dar à luz, morre no parto. A pequena Carmen/Branca de Neve nasce sem mãe e com o pai inválido casado com sua cruel enfermeira (Maribel Verdú).
Carmencita vai morar na mansão da madrasta, que confina o pai a um quarto e desenvolve uma relação sadomasoquista como o chofer.
Berger diz ter se inspirado em "A Paixão de Joana d'Arc" (1928), de Carl T. Dreyer, e no do cinema expressionista de Fritz Lang e F.W. Murnau.
"Não queria fazer uma adaptação do conto. Apenas usá-lo como inspiração", afirmou o diretor à Folha.
Ao mostrar os anões toureiros que resgatam Carmen, já uma bela jovem, na floresta, Berger incute uma dúvida matemática na plateia, ao mostrar apenas seis anões.
"Gosto de provocar o espectador. E fiz uma homenagem à minha turma de amigos da juventude. Éramos em seis."
A inevitável lembrança de "O Artista" se restringe à forma. "A conexão é normal e até óbvia, mas são 'irmãos' muito diferentes."
Num dado momento das produções, os dois pareciam estar em disputa pela primazia. "Era como uma corrida para ver quem chegava primeiro à Lua. Fui o russo."
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