Cheiro de chocolate ajuda a vender livros românticos, aponta pesquisa
O cheiro de chocolate numa livraria estimula as pessoas a comprarem livros românticos, algo que não se repete com outros gêneros literários, como policial, autoajuda e não ficção.
Uma pesquisa recentemente feita pela Universidade da Antuérpia, na Bélgica, acompanhou o comportamento de 201 clientes de uma grande franquia de livrarias por um período de dez dias para chegar a essa conclusão.
Segundo o estudo, o cheiro de chocolate também encoraja as pessoas a folhearem os livros e distrai quem entra na loja já sabendo qual é o livro que deseja comprar.
Gabo Morales/Folhapress | ||
Pesquisa na Bélgica descobriu que o cheiro do chocolate ajuda a vender livros românticos |
Os clientes examinavam, em média, 3,48 vezes mais livros de romance e de culinária quando sentiam o cheiro de chocolate, e as vendas desses livros aumentava 5,93 vezes quando isso acontecia.
"Quando os consumidores sentem o cheiro de chocolate, conceitos associados ao chocolate, como cozinhar, se tornam mais acessíveis em suas mentes e levam-nos a reagirem diferentemente quando encontram um livro de culinária", disse o autor da pesquisa, Lieve Douché.
Estudos acadêmicos anteriores já estabeleceram relações entre o chocolate e o bom humor, demonstrando que, em locais que tenham cheiro de chocolate, a maioria dos consumidores tende a passar mais tempo e examinar melhor os produtos.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade