O cinema não é capaz de transformar o mundo, diz cineasta italiano Paolo Taviani
Paolo Taviani, 82, é vizinho do irmão Vittorio, em Roma. A proximidade é útil aos cineastas italianos, que filmam juntos há mais de 50 anos.
Eles não são os únicos a dividir a direção, mas são pioneiros. Criaram obras como "Pai Patrão" (1977), premiado em Cannes, e "A Noite de São Lourenço" (1982), sobre uma comunidade na Toscana acossada por nazistas.
Parte da filmografia poderá ser vista a partir de amanhã no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, incluindo o último trabalho da dupla, "César Deve Morrer" (2012), premiado em Berlim.
Fred R. Conrad/The New York Times | ||
O cineasta italiano Paolo Taviani em foto tirada em Nova York, em setembro de 2012 |
Rodado numa prisão, o longa mostra detentos montando uma peça de Shakespeare na qual as tramas se misturam às intrigas internas.
Paolo falou à Folha por telefone. O diretor viria para a mostra, mas cancelou a viagem ontem, por causa de uma hérnia de disco.
*
Folha - O sr. tem 82 anos e continua fazendo cinema. Como se sente?
Paolo Taviani - No último filme que fiz com Vittorio, em 2012, sentimos a mesma energia de quando fizemos o primeiro. Embarcamos com o espírito de jovens.
Até quando pretendem dirigir?
Não sei até quando. Enquanto tivermos vontade, vamos continuar fazendo.
De que modo o seu olhar para o mundo mudou?
Não é uma pergunta fácil. Vimos muitas transformações: o nascimento e a decadência das ideologias, o nascimento de um grande cinema quando chegamos a Roma, vindos de San Miniato [na Toscana]. Foi a época do neorrealismo italiano.
Um movimento que influenciou a carreira de vocês, certo?
Sim, começamos com documentários, registrando a realidade que estava ao nosso redor, com a preocupação de não fazer julgamentos, como estudantes aprendendo sobre a experiência de viver.
Como é trabalhar com seu irmão após mais de 50 anos?
Há quase uma epidemia de irmãos trabalhando juntos no cinema. Os Coen são ótimos, os Dardenne também. Cinema é como construir uma catedral: não é possível fazer sozinho. Música, fotografia, montagem são todos determinantes para compor a obra.
Ouvi dizer que vocês se comunicam por olhares.
Não é assim. Nos revezamos na direção. Enquanto um fala com atores, o outro cuida da câmera. Claro que, quando um não está de acordo, basta um resmungo ou um olhar para mostrar a insatisfação.
Você pensa o cinema como forma de mudar o mundo?
O cinema representa a vida, mas não muda o mundo. Pode antecipar o amanhã, mas isso não quer dizer que vai revolucionar o mundo. A arte é importante para exprimir sentimentos.
Como foi filmar numa prisão?
Uma grande aventura humana e artística. Uma das últimas cenas mostra um dos detentos dizendo: "Quando encontrei a arte, esta cela tornou-se uma prisão". A arte serviu para eles entenderem coisas que não captavam antes.
Como vê a Itália hoje?
O governo Berlusconi é um dos piores momentos da história. O cinema foi ignorado.
Qual será seu próximo filme?
Só posso antecipar que se passará na Toscana.
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RETROSPECTIVA DOS IRMÃOS TAVIANI
Programação dos filmes
Sáb., 23/11
13h - Allonsanfan (1974)
15h - Sob o Signo do Escorpião (1969)
17h - A Noite de São Lourenço (1982)
19h - Os Subversivos (1967)
21h - Pai Patrão (1977)
Dom., 24/11
18h - As Afinidades Eletivas (1966)
20h - Kaos (1984)
Ter., 26/11
18h30 - Sob o Signo do Escorpião (1969)
20h30 - Os Subversivos (1967)
Qua., 27/11
18h30 - César Deve Morrer (2012)
20h - Noites com Sol (1990)
ONDE Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158; tel.: 0/xx/11/2117-4777)
QUANTO R$ 6
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
Livraria da Folha
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