Equipe de divulgação do filme 'Alemão' oferece a jornalistas R$ 200
Como parte do esquema de apresentação de "Alemão" à imprensa, a equipe de divulgação do filme ofereceu a cada um dos 11 jornalistas que viajaram ao Rio um envelope com duas notas de R$ 100, a título de "ajuda de custo". A reportagem da Folha recusou os R$ 200, como reza o "Manual da Redação".
O dinheiro foi distribuído na "junket", expressão que no jargão de imprensa designa viagem patrocinada por realizadores para que jornalistas assistam a um filme e entrevistem os envolvidos. Segundo a organização, o valor é um "per diem", diária destinada ao transporte e à alimentação dos convidados.
"É uma cortesia à imprensa e praxe no mercado", disse André de Biase, diretor da agência Palavra, empresa que fez o convite aos jornalistas. "O dinheiro vivo é para agilizar."
Segundo Biase, o dinheiro saiu da verba de lançamento da produção.
"Alguns jornais pagam esse custo, outros não têm condições. É opcional."
A reportagem da Folha, que desconhece a "praxe", aceitou hotel e passagem pagos pela produção.
Paprica Fotografia/Divulgação | ||
Os atores Cauã Reymond e Jefferson Brazil, em cena do filme 'Alemão' |
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade