Mostra no MIS retrata a chegada da geração pós-MTV ao cinema
Começa nesta quarta (18) no MIS a mostra Cine Cool, que exibe até domingo (22) filmes que tenham relação estreita com o universo pop, como a música e a moda.
A curadoria da jornalista Márcia Scapaticio elegeu um grupo de cineastas que, além de características estéticas, já trabalharam na indústria de videoclipes. São representantes de uma geração pós-MTV que chega ao cinema.
Os diretores também têm ligações pessoais. Spike Jonze, 44, Sofia Coppola, 43, e Wes Anderson, 45, se conhecem desde a adolescência, na Califórnia. Jonze e Sofia foram casados de 1999 a 2003.
O estrangeiro do quarteto é o francês Michel Gondry, 51, que entrou para a turma quando se mudou para Los Angeles nos anos 1990 para dirigir videoclipes.
O "estranho no ninho" da mostra é o inglês Stephen Frears, com "Alta Fidelidade", cinema pop adaptado do livro de Nick Hornby.
Um filme de Gondry abre a programação, "Rebobine, Por Favor", comédia agitada com Jack Black, e outro encerra a mostra, o drama filosófico "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças."
Este é delirante, lento e enternecedor, com roteiro de Charlie Kaufman. Presença constante nas listas de melhores filmes deste século, sem dúvida a obra-prima de Gondry, para ver e rever.
A fama de Jonze vem de seus filmes com roteiros inovadores escritos pelo mesmo Charlie Kaufman. A dupla não tem medo de cair no ridículo e faz arte a partir das ideias mais absurdas.
Apesar da badalação em torno de "Ela" (lançado neste ano no Brasil e ausente na mostra), a história de um cara que se apaixona pela voz feminina de um programa de computador, o grande filme de Jonze até agora é "Quero Ser John Malkovich".
John Cusack e Cameron Diaz são os personagens que encontram, no andar "sétimo e meio" de um prédio, um portal que os leva diretamente ao cérebro do ator John Malkovich. Obrigatório.
Wes Anderson também transita por tipos bizarros e enredos idem. Seu filme emblemático, que reúne uma família disfuncional, é "Os Excêntricos Tenenbaums".
Sofia Coppola faz "cinema de mulherzinha", no melhor dos sentidos. Ela tem a obra mais consistente dessa trupe. Seus filmes giram em torno de garotas entediadas que se dedicam mais à contemplação do que à ação.
"Encontros e Desencontros", o maior momento das carreiras de Bill Murray e Scarlett Johansson, é uma espécie de declaração de amor ao romantismo.
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QUANDO O POP VAI PARA A TELA
12 longas produzidos entre 1999 e 2009
QUARTA (dia 18)
19h
"Rebobine, Por Favor" (2008), de Michel Gondry
21h
"As Virgens Suicidas" (1999), de Sofia Coppola
QUINTA (dia 19)
19h
"Os Excêntricos Tenenbaums" (2001), de Wes Anderson
21h
"Adaptação" (2002), de Spike Jonze
SEXTA (dia 20)
19h
"O Fantástico Senhor Raposo" (2009), de Wes Anderson
21h
"Quero Ser John Malkovich" (1999), de Spike Jonze
SÁBADO (dia 21)
16h
"Onde Vivem os Monstros" (2009), de Spike Jonze
18h
"Alta Fidelidade" (2000), de Stephen Frears
20h
"A Vida Marinha com Steve Zissou" (2004), de Wes Anderson
DOMINGO (dia 22)
16h
"Viagem a Darjeeling" (2007), de Wes Anderson
18h
"Encontros e Desencontros" (2003), de Sofia Coppola
20h
"Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" (2004), de Michel Gondry
ONDE Auditório do MIS, av. Europa, 158; tel. (11) 2117-4777
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