Opressão e horror dão o tom de espetáculos inspirados em livros
Dois espetáculos de dança em cartaz em São Paulo transitam pela questão do horror. Ambos inspirados em livros, ambos permeados pela dor.
"Colônia Penal", remontagem da Cia. Carne Agonizante, de Sandro Borelli, é baseado em obra homônima do tcheco Franz Kafka (1883-1924), enquanto "A Emparedada da Rua Nova", solo de Eliana de Santana, parte do romance do recifense Carneiro Vilela (1846-1913).
Borelli é um profundo conhecedor de Kafka e tem outros cinco trabalhos baseados na obra do autor. Não à toa, o espetáculo reflete a opressão em cada mínimo movimento dos seis artistas em cena.
Divulgação | ||
Cena do espetáculo "A Emparedada da Rua Nova" |
A ditadura militar brasileira é o mote que permeia as torturas sofridas pelo bailarino Everton Ferreira. Como um saco de batatas, ele é jogado ao chão dezenas de vezes, pisoteado, empurrado entre garrafas e devassado em suas partes íntimas.
Vira brinquedo de seus algozes, que saem, um a um, de uma mesa onde comem, bebem, fumam e contam piadas, para torturá-lo.
É dilacerante ouvir o teor jocoso das conversas enquanto Ferreira é "delicadamente" espancado -aspas aqui porque tanto é preciso saber cair, quanto bater.
Com deslizes mínimos de interpretação, o elenco está vivo e entregue, e a postura de cada um dialoga com a proposta. Destaque para a força de Magô Borges.
Já na instalação "A Emparedada", Eliana de Santana perambula como alma errante dentro de um muro. No romance de Carneiro Vilela, a jovem Dora é emparedada viva pelo pai, após este descobrir que ela está grávida de um sedutor que também teve um romance com a mãe dela.
O que teria acontecido depois do emparedamento, e não a narrativa em si (adaptada na série "Amores Roubados", da TV Globo), é o que move a performance de Eliana. Logo no início da cena, uma mulher vestida de preto oferece água em copos de cachaça. Só então o público "bebe a morta" que transita com delicadeza dentro da parede.
Em "Colônia Penal" e em "A Emparedada", o objetivo essencial da cena é alcançado: ambos constroem uma atmosfera angustiante, refletindo tempos difíceis de engolir.
Seja no tom mais realista ou no sobrenatural, os dois trabalhos são como espelhos de uma sociedade que não parece enxergar muito além dos muros.
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