Oca abre exposição com moda surreal do fotógrafo Miles Aldridge
Miles Aldridge é um fotógrafo de moda por definição. Mas ao contrário do que o título possa supor - o de um profissional que registra modelos empunhando bolsas e vestindo roupas com o único intuito de vendê-las -, esse inglês de 51 anos usa a beleza fria das modelos para mascarar um inconformismo com o sistema da moda que é raro de se ver na indústria da costura.
Suas mulheres perfeitas, quase cômicas e fotografadas em situações cotidianas, guiam a exposição "A Dazzling Beauty" (Uma Beleza Deslumbrante). Em cartaz na Oca do Ibirapuera, em São Paulo, até o dia 2 de novembro, a mostra de 50 imagens integra a programação paralela da São Paulo Fashion Week, que começa neste domingo (18).
Imagens de séries como "HaHaHa!", "Doll's House" e "A Precius Glam", exibidas pela primeira vez numa mostra em 2013, na cidade natal de Aldridge, Londres, fazem parte da seleção de fotos que, segundo o fotógrafo, explora a "insatisfação com o feitiço vendido pela indústria da moda".
"Minha visão de beleza não é necessariamente feliz, minhas mulheres são distantes desse ideal 'Vogue' de beleza", diz ele à Folha, citando uma das revistas de moda para os quais já colaborou e é conhecida por definir o padrão de beleza no mercado fashion.
"As mulheres das minhas fotos transmitem esse ideal de felicidade e sucesso, características que à primeira vista causam atração imediata, mas, quando você se confronta com elas, vê que esse mundo colorido não é o que parece", explica.
O universo colorido da obra de Aldridge surge em cores saturadas, alcançadas com uso constante do programa de edição photoshop.
Sobre a ferramenta que foi usada exaustivamente no início do século 21 com o intuito de retocar as imperfeições do ser humano e hoje é execrada pelos puristas da imagem analógica, Aldridge é cauteloso.
"Nunca utilizo o photoshop para mudar o rosto ou corpo das mulheres. Ele me ajuda a chegar num contraste que na fotografia colorida é impossível. No preto e branco você pode trabalhar várias nuances [de cinza], na colorida, em negativo, apenas uma", afirma o fotógrafo.
É na fotografia análogica, porém, que ele busca inspiração para as cenas de suas fotos. Figuras importantes da fotografia de moda do século 20, Helmut Newton, Richard Avedon e Irving Penn, além dos cineastas Federico Fellini e David Lynch, baseiam a estética de Aldridge.
"A câmera é uma maneira de ver o mundo, sou inspirado por todo o fotógrafo, pintor ou escritor que traduz as relações humanas de um modo particular, uma visão própria da humanidade."
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