Evento de música digital debate direito autoral em serviços de streaming
No momento em que uma enorme gama de conteúdo pirata convive com plataformas que tentam viabilizar o consumo de música na internet comercialmente, artistas e serviços de streaming estão longe de alcançar convivência pacífica.
O controle da reprodução de canções e a dificuldade de encontrar meios justos e claros de remuneração aos artistas pelas faixas disponibilizadas na web serão discutidos do DMX (Digital Music Experience), primeiro festival de música digital do Brasil, que acontece nesta terça (10) e quarta-feira (11), no Rio.
Na esteira de bandeiras levantadas por astros como Taylor Swift e Jay-Z, organizações como a Procure Saber, de Paula Lavigne, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros, e o Grupo de Ação Parlamentar Pró Música (GAP), organizam-se para reivindicar mais transparência no mercado de música on-line.
Muitos artistas desconhecem as regras de pagamento de direitos autorais de serviços de streaming como Spotify, Deezer e Napster e pedem uma divisão mais clara e justa das receitas obtidas por essas plataformas.
Um dos debates do evento reunirá o músico Frejat, ex-Barão Vermelho e membro do GAP, o representante do Deezer na América Latina, Henrique Fares Leite, o executivo da Sony Claudio Vargas e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Discos, Paulo Rosa. Eles tentarão esclarecer a monetização do streaming e o futuro desse tipo de tecnologia.
Pedro Ladeira/Folhapress | ||
Audiência pública no STF para discutir Lei de Direitos Autorais teve a participação de artistas como Frejat, Lobão e Paula Lavigne |
Na programação, também estão discussões sobre novos modelos de arrecadação de direitos autorais —como um sistema de licenças únicas para conteúdo digital— e os sistemas de financiamento coletivo (crowdfunding) para viabilização de produtos musicais.
OS REIS DA INTERNET
O DMX ainda vai premiar artistas que se destacaram na internet entre julho de 2014 e junho de 2015, seja pelo número de downloads de suas músicas ou por estratégias eficientes de divulgação das canções.
As avaliações foram divididas em duas etapas. A primeira é um reconhecimento baseado em vendas digitais legais e inclui categorias como música mais baixada e mais reproduzida em plataforma de streaming. Concorrem hits absolutos da web, como os sertanejos "Cuida Bem Dela", de Henrique e Juliano, e "Domingo de Manhã", de Marcos e Belutti.
A segunda premiará a criatividade de artistas, bandas e profissionais em interações digitais, campanhas de financiamento coletivo, vídeos e outras iniciativas. Anitta, Ivete Sangalo, padre Fábio de Melo e Luan Santana estão entre os concorrentes.
Os vencedores serão conhecidos na quarta, em uma cerimônia que terá shows de Ana Carolina, Daniel, Emicida, Pitty, entre outros. O evento será transmitido ao vivo pela internet.
DMX - DIGITAL MUSIC EXPERIENCE
QUANDO 10 e 11 de novembro
ONDE Teatro Bradesco (Avenida das Américas, 3.900, tel. 21 3431-0100)
QUANTO Grátis
Livraria da Folha
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