Crítica
'Maravilhas Contemporâneas' é vital para entender a MPB
Daniel Marenco/Folhapress | ||
O cantor Luiz Melodia |
MARAVILHAS CONTEMPORÂNEAS (ÓTIMO)
QUANTO: R$ 25 (CD)
ARTISTA: LUIZ MELODIA
GRAVADORA: SOM LIVRE
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Em 1973, Luiz Melodia fez sua estreia fonográfica com "Pérola Negra", álbum que reunia suas primeiras e inventivas canções. Mesmo em um momento fértil na MPB, conseguiu se destacar e dele todos passaram a esperar mais discos incríveis.
A expectativa se cumpriu logo no álbum seguinte, "Maravilhas Contemporâneas", que veio em 1976 para estabelecer seu nome.
Fora do catálogo das gravadoras há anos, o álbum ganha agora nova edição em CD. Enquanto Melodia, 66, vai se recuperando de um transplante de medula para combater um tipo de câncer no sangue, sua principal obra pode chegar de novo a um público maior.
Empurrado pelo sucesso em festivais, Melodia recebeu apoio de uma forte divulgação da Som Livre.
Além de propaganda farta nos intervalos da programação da Globo, a faixa "Juventude Transviada" entrou na trilha sonora da novela "Pecado Capital", grande sucesso na emissora.
Durante 1976, era difícil encontrar quem não soubesse cantar os versos da música: "Lava roupa todo dia/ que agonia/ Na quebrada da soleira/ que chovia/ Até sonhar, de madrugada/ Uma moça sem mancada/ Uma mulher não deve vacilar".
As letras de Melodia eram pouco usuais no universo das músicas populares do rádio, e a moldura musical que costurava para elas também não se encaixava no convencional. Se em "Juventude Transviada" a matriz ligada ao samba ainda é reconhecível, outro hit do disco não combinava de modo algum com a MPB vigente.
"Maravilhas Contemporâneas", a canção que dá nome ao disco, tem um sotaque de jazz americano, uma pegada rock e versos que trombavam com o ufanismo que perdurava então.
Melodia canta, desafiador: "Eu sou quase cigano/ beirando a mexicano/ americano, brasileiro, Paraíba/ novamente civil". No solo, guitarra, aquele alien que a MPB ainda não engolia.
Quando Melodia se debruça no samba, extrai dele canções enxutas e envolventes, como "Congênito" e "Quando o Carnaval Chegou", última das 11 faixas.
"Mary" é uma deliciosa canção "jazzy", com metais inspirados disputando atenção com a voz de Melodia.Em "Paquistão", ele explora a sonoridade da palavra-título, usando-a como percussão, para marcar o ritmo da música. Vanguarda pura, essencial para entender a MPB.
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