Kits para cozinhar refinam jantar em casa
Nick Taranto acredita que você mesmo deve cozinhar seu jantar hoje. E que deveria pagar a ele pelo privilégio.
Aos 28, Taranto se graduou em duas universidades de elite (Dartmouth e Harvard) e serviu nos Fuzileiros Navais; trabalhou com microfinanças na Indonésia e foi consultor em Wall Street.
Agora, seu foco está em aperfeiçoar receitas de lasanha mexicana e de salmão caramelizado com xarope de bordo (maple syrup), para sua nova empreitada de comércio eletrônico, a Plated, que fornecerá todos os ingredientes de uma refeição --pesados, cortados, congelados e embalados-- e os entregará na casa do consumidor.
Tudo o que este precisa fazer, ao menos em teoria, é clicar o botão de compra, abrir a caixa que será entregue e seguir as instruções da receita.
Essas refeições prontas para cozinhar são conhecidas como "dinner kits".
E a Plated, ao lado de diversos novos serviços semelhantes, é a mais recente das inovações tecnológicas e intervenções empresariais a chegar com a promessa de libertar os norte-americanos das tarefas chatas na cozinha, sem que isso custe o sabor e o prestígio de uma refeição feita em casa.
"Quando começamos a trabalhar em Nova York, percebemos que era muito, muito difícil cozinhar um bom jantar", disse Taranto sobre ele e seu sócio Josh Hix, 31.
"Na vida moderna, não há tempo suficiente para escolher receitas ou comprar produtos frescos."
Comida entregue em casa não é novidade, claro, e as compras on-line, tampouco. Mas o "dinner kit" procura o ponto ideal entre o aspargo fresco e o salmão recheado com aspargos que um bom cozinheiro gostaria de preparar.
John Leeman, diretor de marketing da FreshDirect, uma empresa de Nova York que se tornou a líder na venda de produtos frescos on-line, disse que as pesquisas da empresa demonstram que, embora refeições pré-preparadas sejam parte importante de seu negócio, os clientes não se sentem confortáveis quando não cozinham com alguma regularidade.
"Esquentar comida congelada toda noite não é o que uma mãe deveria fazer", Leeman diz ter ouvido de uma freguesa.
"É como levar as crianças ao McDonald's."
Em resposta, a FreshDirect introduziu uma linha de "dinner kits" que requer alguma preparação: peitos de frango marinados em iogurte, mas não cozidos, servido com abóbora e abobrinha pré-fatiadas e descascadas, em uma refeição pronta para ser levado ao forno.
SEM DESPERDÍCIO
Comprar um kit não é tão barato quanto preparar uma refeição do zero. Mas empresas afirmam que eles podem propiciar economia ao reduzir o desperdício de comida, porque todos os ingredientes são usados --não há necessidade de comprar um vidro inteiro de curry quando a receita pede só uma colher.
Também dizem que, dada a qualidade dos ingredientes e a inventividade das receitas, a comparação correta a fazer seria com os pratos de um restaurante --e o tipo de restaurante que os compradores desse tipo de site preferem: sofisticado, com toque internacional, sazonal ou local.
Tradução de PAULO MIGLIACCI
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