Número de consumidores com mais de 60 anos deve passar de 2 bi até 2047
Até 2047, serão ao menos 2 bilhões de consumidores no mundo na chamada terceira idade, acima de 60 anos. No Brasil, a população nessa faixa etária deve chegar a 61 milhões, equivalente a 28% da população total projetada para o país (217 milhões), segundo dados do IBGE.
Dois terços dos consumidores de todo o mundo na faixa de 70 a 80 anos vão às compras no mínimo duas vezes por semana.
Na lista de compras de produtos mais consumidos estão itens como alimentos, bebidas, medicamentos (comprados sem prescrição médica) e cosméticos escolhidos não em quantidade, mas, sim, pela qualidade --o que torna o consumo mais seleto e os gastos maiores.
O Brasil é um dos países em que esses consumidores, considerados mais experientes e exigentes, terão significativo aumento de participação no total da população.
De 9,7% da população em 2005, passarão para 15,4% em 2020, segundo aponta estudo feito pela consultoria A.T. Kearney e pelo CGF (The Consumer Goods Forum, fórum de bens de consumo). O fórum reúne 400 empresas, que respondem por vendas que, juntas, somaram US$ 3,3 trilhões de dólares.
Realizado com 3.000 entrevistados de 60 anos ou mais de sete países, o levantamento analisa o impacto do envelhecimento dos consumidores e aponta questões relacionadas a como as empresas têm de se adaptar para atender a necessidade dessa população.
Também foram feitos debates com especialistas independentes e do setor privado, com foco em envelhecimento, nutrição, planejamento urbano, sociologia, psicologia familiar e outros campos em outubro do ano passado.
Chama atenção no estudo o fato de os consumidores mais maduros do México e Brasil estarem mais interessados em fazer compras on-line, e os do Reino Unido, com mais de 55 anos, estarem no grupo que mais cresce em relação ao uso da internet para o consumo.
"O poder aquisitivo dessa população é maior do que em pessoas mais jovens", diz Carlos Higo, diretor da consultoria.
No Brasil são apontadas como prováveis causas para a melhora da renda dos consumidores mais maduros: o fato de mais pessoas da terceira idade continuarem ativas no mercado de trabalho, a melhora na distribuição de renda (apesar de desigualdades regionais ainda serem grandes), com políticas como aumento real para o salário mínimo, e aquecimento da economia.
POPULAÇÃO COM MAIS DE 60 ANOS, EM %
País | 2005 | 2020 (projeção) |
---|---|---|
Bélgica | 26,6 | 32,3 |
BRASIL | 9,7 | 15,4 |
Bulgária | 14,8 | 19,2 |
china | 11,2 | 17,4 |
Dinamarca | 18,9 | 23,5 |
finlândia | 23,9 | 34,1 |
França | 24,8 | 31,6 |
Alemanha | 27,1 | 29,7 |
Índia | 8,4 | 10,3 |
Indonésia | 8,6 | 12 |
Itáqlia | 24 | 24,1 |
Japão | 26,2 | 31,4 |
México | 9 | 13,1 |
Holanda | 20,9 | 27,8 |
Noruega | 22,2 | 28,8 |
Romênia | 14,4 | 20,8 |
Rússia | 18,4 | 26,7 |
África do Sul | 11,7 | 16,5 |
Espanha | 21,6 | 24,4 |
Suécia | 30,2 | 34,3 |
Turquia | 11,6 | 15,7 |
Reino Unido | 23,4 | 29,2 |
Estados Unidos | 15,7 | 23,6 |
Fonte: A.T. Kearney
SEM IDENTIFICAÇÃO
Em relação à publicidade, eles reclamam que a propaganda para a terceira idade não tem apelo significativo para os mais maduros e que pouco se identificam.
O levantamento ressalta ainda que as empresas dos setores público e privado terão de se adaptar para "acolher" a população madura, seja nos segmentos de consumo, de cuidados pessoais e de turismo.
"O 'market share' da população em envelhecimento tende a alcançar 30% nos próximos 20 anos, e as despesas gastas por esse grupo poderá aumentar em mais de duas vezes", informa o estudo.
Reportagem da Folha, publicada em junho do ano passado, antecipou as tendências reveladas no estudo da consultoria A.T.. Kearney. Na ocasião, a Folha informou que os consumidores com mais de 60 anos deveriam movimentar R$ 400 bilhões em 2012. O valor, equivalente ao PIB da Irlanda, era 45% maior do que há cinco anos.
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